...Em empresas onde o trabalhador tem possibilidade de gerar plusvalia com seu trabalho (vendas, horas-extras, etc...) alguns empresários se perguntam porque seus empregados têm atitudes contrárias - que, a partir de agora, chamaremos resistências inconscientes - para levar a cabo um esforço maior se tal trabalho vai ser compensado economicamente.
...Quem não passou pela experiência de contratar jovens, que mesmo sendo bons no desenvolvimento de sua função, não possuem um nível de exigência com o dinheiro que vá além dos gastos habituais de alguém de sua idade?
...No entanto, nas entrevistas de trabalho, com frequência, encontramos pessoas com diálogos muito sedutores: dizem ser ambiciosos, desejar seu crescimento e, portanto, o da empresa e um sem fim de boas palavras que nos iludem e nos fazem acreditar que é o empregado perfeito que vínhamos buscando há muito tempo. Mas passado o período de experiência, nos damos conta de que nos equivocamos. A atitude que agora mostra no trabalho não tem nada ver com o que nos prometeu no princípio.
...Quem não passou pela experiência de contratar jovens, que mesmo sendo bons no desenvolvimento de sua função, não possuem um nível de exigência com o dinheiro que vá além dos gastos habituais de alguém de sua idade?
...No entanto, nas entrevistas de trabalho, com frequência, encontramos pessoas com diálogos muito sedutores: dizem ser ambiciosos, desejar seu crescimento e, portanto, o da empresa e um sem fim de boas palavras que nos iludem e nos fazem acreditar que é o empregado perfeito que vínhamos buscando há muito tempo. Mas passado o período de experiência, nos damos conta de que nos equivocamos. A atitude que agora mostra no trabalho não tem nada ver com o que nos prometeu no princípio.
Descobrimos que este empregado nem tem desejos de crescimento profissional, nem pensa mover-se o mínimo para melhorar sua posição dentro da empresa.
Portanto, é importante saber as pretensões do futuro empregado em relação a suas necessidades econômicas e as motivações atuais ou futuras que possam fazê-lo ambicionar um crescimento dentro do campo profissional. A experiência constata que as pessoas com expectativas de êxito a curto e médio prazo são as que melhor desenvolvem uma capacidade desejante diante ao trabalho e do dinheiro.
Portanto, é importante saber as pretensões do futuro empregado em relação a suas necessidades econômicas e as motivações atuais ou futuras que possam fazê-lo ambicionar um crescimento dentro do campo profissional. A experiência constata que as pessoas com expectativas de êxito a curto e médio prazo são as que melhor desenvolvem uma capacidade desejante diante ao trabalho e do dinheiro.
Realização
Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ
Apoio
CPR - International Institute for Conflict Prevention & Resolution
Parceiros Brasil - Centro de Processos Colaborativos
Palestrante
Helena Erickson - vice-presidente de desenvolvimento internacional do CPR (Center for Prevention and Resolution)
Debatedores
Paul Mason - mediador norte-americano
Gabriel Lacerda - professor da FGV
Marco Antonio Moreira Leite - negociador e mediador de conflitos
Gabriela Asmar - advogada e mediadora de conflitos
Inscrições
E-mail: contato@parceirosbrasil.org
Ou telefone: (21) 2507-1850
Local
Plenário Evandro Lins e Silva
Av. Marechal Câmara, 150/4º andar
Castelo - Rio de Janeiro