FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Concerto Sacro – Duke Ellington


Sucesso de público na primeira temporada, até então inédito em Belo Horizonte, o Concerto Sacro, de Duke Ellington, terá nova edição no Grande Teatro do Palácio das Artes, dia 21 de dezembro, sábado. Com entrada gratuita, o concerto sela o êxito da parceria entre o Coral Lírico de Minas Gerais e a Big Band Palácio das Artes, sob a regência do Maestro Lincoln Andrade, Regente Titular do Coral. Serão apresentados os melhores momentos da série de obras sacras do autor, com arranjos dos dinamarqueses John HØybye e Peder Pedersen.

No dia 1º de outubro deste ano, subiram ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes o canto erudito do Coral Lírico de Minas Gerais e da soprano Rita Medeiros; o swing da Big Band Palácio das Artes; e a precisão improvisada do sapateador Steve Harper. O maestro Lincoln Andrade garante que o público poderá rever essa bela performance na noite do dia 21.

Rita Medeiros vai apresentar diversas peças. Um dos momentos marcantes será a dobradinha que a cantora fará com o Coral Lírico no jingle Sweet, fat and hat, que Ellington compôs para uma marca de adoçantes. O bailarino alemão, criado nos Estados Unidos e residente no Rio de Janeiro, Steve Harper, sobe ao palco para sapatear ao som de David danced before the Lord.

Causas sociais – Dividida em dez peças, a obra de Ellington traduz as lutas pelas causas sociais da década de 60. Em Freedom, o compositor exalta a liberdade em sete movimentos, que dão o tom ideológico, religioso e musical de todo o concerto. Entre blues, jingles e baladas, a apresentação revelará a obra sacra de Ellington em momentos distintos e especiais. “Há vários coloridos musicais que representam um resumo da linguagem jazzística norte-americana”, comenta Lincoln Andrade.

A apresentação revela o diálogo entre erudito e popular, evidenciado pela qualidade artística dos dois Grupos artísticos envolvidos. “Este é um concerto híbrido. A música das Américas, de um modo geral, é assim. Às vezes, as pessoas ficam tentando rotular a música de popular ou de erudita. Mas, já existe um rótulo: híbrido”, esclarece Lincoln.

O concerto encerra a temporada do Coral Lírico de Minas Gerais de 2013, que contou com diversas apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e interior de Minas, além de grandes produções com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.



21 de dezembro de 2013
Sábado às 20h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir do dia 18 de dezembro
Classificação livre