FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Artigos: Hiperatividade


Muitas vezes se ouve falar nesse assunto, mas será que se sabe o que realmente é hiperatividade. A definição mais completa do que  seria hiperatividade é a atividade exagerada. No caso desta pesquisa irá se estudar a hiperatividade infantil.
A hiperatividade só é confirmada a partir de quando a criança começa a sua vida escolar, isso em média aos 05 (cinco) anos de idade; Alguns fatores de desenvolvimento no início da infância como o bebê com dificuldades para dormir e para se acalmar, possam colocar essa criança no grupo de risco de ser uma criança hiperativa. “[...] Embora os profissionais não rotulem uma criança antes de ela ter no mínimo cinco anos [...]”(GOLDESTEIN, 1998,p.22.).
Como o diagnóstico da hiperatividade é difícil e complexo e não havendo um diagnóstico absoluto, há alguns pontos comuns que se pode observar:
  • Desatenção e agitação – uma criança hiperativa não consegue se concentrar em uma atividade. Na escola, por exemplo, sempre está atrasada comparada a seus colegas.
  • Superexcitação e atividade excessiva – as crianças hiperativas são muito agitadas e com isso suas emoções são excessivas.
  • Impulsidade – Crianças hiperativas muitas vezes não pensam antes de agir, resultando um comportamento inadequado.
  • Dificuldades com frustrações – não aceitam adiar recompensas.
Temos que destacar que as dificuldades de uma criança hiperativa são as mesmas de uma criança não-hiperativa, com um detalhe, que para a criança hiperativa essas dificuldades são exageradas.
Quais as causas da Hiperatividade?
Fatores ambientais (como lesões celebrais, epilepsia, certos medicamentos, regime alimentar, intoxicação por chumbo) e hereditariedade foram relacionados à hiperatividade.
Trauma durante o parto
Nas décadas de 1960 e 1970 acreditava-se que a hiperatividade na maioria das crianças se devia a lesões ocorridas durante o parto.
Mas após longos estudos, descobriram que os problemas durante o nascimento eram mínimos em relação a hiperatividade.
Distúrbios clínicos
Para se entender melhor esta questão vejamos um exemplo: se uma criança está fortemente gripada, com nariz escorrendo, tosse, garganta inflamada e febre geralmente  é desatenta e distraída. Esta alteração de comportamento não quer dizer que essa criança é hiperativa.
Poucas doenças apresentam a hiperatividade como principal sintoma.
 Hereditariedade
A hereditariedade é a causa mais freqüente de hiperatividade. A primeira ligação  foi estabelecida pelo estudo do parentes de uma criança hiperativa, foi comprovado que uma criança hiperativa tem quatro vezes mais probabilidade de possuir parentes com o mesmo problema.
A criança Hiperativa na escola
A criança mesmo com esse problema, a maioria delas deve ser educada em ambientes de sala de aula normais, apenas 10% a 30% das crianças hiperativas passam por uma incapacidade específica de aprendizagem e devem receber alguma forma de educação especial.
Mas a que são educadas em escolas normais, para a obtenção de sucesso é necessário uma combinação de intervenção médica, cognitiva e de acompanhamento.
A criança Hiperativa em casa
A maioria dos pais fazem de conta que não sabem que seus filhos tem problemas, e no caso da hiperatividade não é diferente os pais após repetidas tentativas fracassadas no shopping, nas igreja, no grupo de escoteiros e mesmo nas atividades cotidianas na vizinhança, eles optam pelo isolamento e segregação como meio de evitar mais problemas. Não levando em conta que se essas crianças hiperativas não forem tratadas podem destruir emocionalmente uma família.

Hiperatividade é um assunto complexo e extenso; Ainda pouco estudado, mas está presente no dia a dia, mesmo sem que se perceba convive-se muitas vezes com pessoas hiperativas. Tem que se aprender como lhe dar com uma pessoa hiperativa, nesse caso uma criança hiperativa. Como uma das principais causas da hiperatividade é a hereditariedade tem que se preparar, pois esse problema poderá ocorrer em qualquer família; E a melhor maneira de evitar que um adolescente e um adulto não passe por problemas com a hiperatividade, é tratá-lo enquanto criança.
Palavras-chave: criança, família, hiperatividade, pessoas

Concluiu-se a partir desse trabalho que a “HIPERATIVIDADE“ mesmo por muitos não levada a sério é um problema muito complexo e se não tratada na infância traz conseqüências drásticas pelo resto da vida. Compreendeu-se melhor o que vem a ser a hiperatividade, nos aprofundamos em suas causas e conseqüências; Adquirimos conhecimentos sobre como lidar com essas crianças na escola e em casa.