FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

RIO MUSIC CONFERENCE 2014 abre com premiação e debates sobre patrocínio, festas, clubes e marketing

Foi aberta ontem, no Hotel Pestana, em Copacabana, a sexta edição do Rio Music Conference (RMC) – maior encontro de música eletrônica e entretenimento da América Latina. Além dos primeiros painéis, ontem foram conhecidos os vencedores do III Prêmio RMC e lançado o Anuário de Mercado 2014, que traz análises e números de movimentação financeira da área referente a 2013. A conferência seguirá no local até o dia 21, sexta, com mais de 70 convidados nacionais e internacionais debatendo todos os aspectos da cena eletrônica e entretenimento.

Na primeira mesa da conferência, promoters, RPs e produtores conversaram sobre o trabalho de relação públicas de eventos. Com a participação de Pollyana Simões, Leonardo Marçal, Pamela Cancela e Diógenes Queiroz e mediação de Bruna Calegari, os participantes falaram sobre o perfil para este tipo de profissional, a seleção de convidados para eventos e as dificuldades do dia a dia do RP. Em seguida, o público acompanhou o painel “Fusion Energy Drink e Skol Beats dividem os bastidores da parceria com a música eletrônica”, onde representantes das marcas falaram sobre o envolvimento com a música eletrônica e a dupla de DJs Felguk (Felipe Lozinsky e Gustavo Rozentahl) comentaram a relação entre patrocínio e a produção artística.

Na terceira mesa, um time de primeira linha debateu a relação entre clubs, festas e festivais no país. Doremi Caramoni Junior (Grupo All- Florianópolis), Du Serena (Tribe-SP), Cabbet Araújo (Fosfobox-La Paz-RJ), Octavio Fagundes (Privilege-Buzios e JF) e Eduardo Philips (Green Valley-SC) com a medição de Rodrigo Vieira, analisaram para o público a relação entre os três formatos de evento, a sinergia que existe entre eles e os desafios de cada tipo de produção.

Ainda durante a tarde, foi realizada no Hotel Pestana, pela primeira vez na América Latina, uma reunião da AFEM – Association for Electronic Music, entidade que reúne os principais nomes desta indústria.

No início da noite, foi aberta a cerimônia de entrega do III Prêmio RMC. Claudio da Rocha Miranda Filho, fundador e diretor-executivo do Rio Music Conference, deu boas vindas aos participantes da sexta edição do Rio Music Conference e ressaltou algumas conquistas do RMC este ano, como as importantes alianças internacionais firmadas, o fortalecimento dos encontros regionais realizados ao longo do ano e o lançamento do Club Week Rio, em que 32 casas noturnas da cidade, dos mais diversos perfis, se uniram durante os 14 dias do encontro. “O anfitrião deste evento é a cidade do Rio”, destacou Claudio.

Gabriel Bichara, especialista em desenvolvimento econômico da Firjan, ressaltou que um dos benefícios da economia criativa é o de mobilizar a cidade toda, e reconheceu que o setor enfrenta vários desafios, como o excesso de burocracia. Ele declarou que iniciativas como o RMC são fundamentais para o fortalecimento da área.  Sobre a música eletrônica especificamente, ele revelou dados de uma pesquisa recente da prefeitura do Rio que mostram que, entre os cariocas entre 16 e 24 anos, a música eletrônica já é o gênero preferido de 11% dos entrevistados, um desempenho muito próximo do samba, um clássico carioca, apontado como gênero preferido para 14% dos entrevistados desta faixa etária.     

Claudia Pedroso, representando a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, parabenizou a iniciativa do RMC. “É com muita satisfação que o Rio recebe este acontecimento do mercado da música”, disse Claudia, que falou sobre a vocação turística e cultural da cidade e relatou que a prefeitura investiu, no ano de 2103, 270 milhões de reais em 16 mil atividades culturais de diferentes áreas - sendo 27 milhões destinados à música.

O momento mais esperado da noite foi a entrega do III Prêmio RMC aos destaques do ano, eleitos pelos embaixadores do RMC (profissionais de renome no setor em todo o país, que votam nas 17 categorias do prêmio). Confira abaixo os vencedores:

Fotógrafo: Patrick Gomes
Produtor: Gui Boratto
Track: Elekfantz – “Diggin’ on you
DJ: Renato Ratier
DJ revelação: Ney Faustini
Live Act: Elekfantz
VJ: Toshiro
Tour internacional: Solomun
Club até 1000 pessoas: D-Edge
Superclub (mais de 1000 pessoas): Warung
Agência de artistas: 24bit
Veículo especializado em música eletrônica: House Mag
Jornalista especializado: Sarah Kern
Festival de Música Eletrônica: Universo Paralello
Escola/curso para DJ: AIMEC – Academia Internacional de Música Eletrônica
Agência de eventos de música eletrônica: GV Eventos
Personalidade do ano: DJ Marky

O primeiro dia da sexta edição do Rio Music Conference se encerrou com o lançamento do Anuário 2014, na cobertura do Hotel Pestana, com um incrível visual do Rio de Janeiro. E até o dia 21, sexta-feira, acontecem atividades em cinco espaços simultâneos do hotel durante toda a tarde e início da noite.