FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 28 de março de 2014

Clássico de Shakespeare é apresentado de graça na Pavuna, dia 04/04


Arena Jovelina Pérola Negra recebe espetáculo "Sonho de uma noite de verão", através do projeto Shakespeare nas praças

No próximo dia 4 de abril, sexta-feira, o projeto Shakespeare nas praças chega à Pavuna para apresentar o espetáculo "Sonho de uma noite de verão", na Arena Jovelina Pérola Negra. O projeto tem o objetivo de levar montagens de grandes clássicos para espaços públicos e localidades carentes de ações culturais. A entrada é gratuita. A escolha por Shakespeare se deu por este ser um dos poetas e dramaturgos mais influentes do mundo. Sob o ponto de vista de Amir Haddad, supervisor artístico, o espetáculo nada mais é que uma ode ao amor.

"Sonho de uma noite de verão" foi adaptado aos dias atuais, à cultura brasileira e, em cada localidade que passa, os atores incorporam nomes e costumes das regiões, como nomes de ruas, escolas e gírias, aproximando ainda mais a encenação do público. As músicas originais são executadas ao vivo, pelos atores e o trabalho corporal, marca característica da Cia Farsacena, confere um toque mágico ao espetáculo. São utilizadas na encenação acrobacias, linguagem circense, e pernas de pau, além de técnicas do teatro popular e clown, tudo com o intuito de deixar que a magia contida no texto encantar o público. Ao final do espetáculo uma ciranda com atores e público é construída numa grande celebração ao tema principal da obra de Shakespeare: o amor, independente de raça, credo ou religião.

Na peça, tudo começa com a fuga de um casal de jovens namorados para a floresta em busca de uma solução para o seu amor proibido. Quando os dois amados, Hérmia e Lisandro, dormem o seu fatigado sono sob as árvores, Puck, um duende endiabrado, enfeitiça os olhos do apaixonado e o que era para ser apenas uma tranquila noite de verão acaba mudando a vida deles para sempre...


Sobre a FARSACENA CIA. TEATRAL
A Farsacena é um grupo de artistas que juntos realizaram mais de 15 espetáculos teatrais ao longo de seus 14 anos de história. A Cia mantém desde o início o mesmo núcleo de atores que se dividem em diversas funções pertinentes à criação teatral: direção, iluminação, figurinos, caracterização, produção, preparação corporal e vocal. A busca por criar diferentes maneiras de dialogar com o público levou o grupo a encenar seus espetáculos em palcos, ruas e escolas.

Sempre preocupada com a pesquisa de novas linguagens e a formação de uma plateia pensante, a direção busca em seus trabalhos despertar e desenvolver as qualidades individuais e em grupo dos atores, que através de técnicas populares, da comédia Dell arte, da mímica corporal e da Concertos Musicais, imprimem em seus espetáculos um virtuosismo cênico peculiar, uma linguagem própria, que proporciona uma comunicação direta com o público.

O grupo é conhecido por montar clássicos da comédia universal e transportá-los para a nossa realidade. Dentre suas montagens destacam-se "A farsa do mestre Pathelin" - ganhador de 32 prêmios; "Médico a força", de Moliere - ganhador de 18 prêmios; "O santo e a porca", de Ariano Suassuna - Ganhador de 08 prêmios; "Um passeio com Tchekhov", de Tchekhov - ganhador de 03 prêmios e "Sonho de uma noite de verão", de Shakespeare - Selecionado pelo prêmio Miriam Muniz - FUNARTE, no ano de 2007, Circuito Estadual das Artes - Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro nos anos de 2010 e 2011, além de participar dos projetos: SESI Cidadania na comunidade do Salgueiro e do Projeto Boa Praça, na comunidade do Andaraí, em 2011 e da Mostra de Teatro de Rua de Araruama em 2012.


FICHA TÉCNICA
Texto original: William Shakespeare
Adaptação: Robson Sanchez
Direção: Monique Carvalho e Robson Sanchez
Supervisão artística: Amir Hadad
Trilha Sonora: Ruba
Figurinos: Juliana Prado
Maquiagem: Matheus Pasticchi
Técnico: Leandro Lobo
Elenco:
Ricardo Damasceno (Mestre Marmelo)
Thiago Prado (Demétrio e Chico Flauta)
Agatha Duarte (Helena e Fada)
Michele Capri (Hipólita e Titânia)
Gabriel Garcia (Puck)
Luiza Debritz (Hérmia)
Gustavo Damasceno (Oberon e Teseu)
Thiago Ristow (Botão)
Rodrigo Viegas (Lisandro e Justinho)


SERVIÇO
Data: 04 de abril (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna - ao lado da Escola Telêmaco)
Capacidade: 330 pessoas
Telefone: 2886-3886
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita