FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de março de 2014

Mostra "Arquitetura temporã" reúne obras inéditas e lançamento do livro "Breve cronografia dos desmanches"

Exibindo estados-intermediarios_1_low.jpg


MANOEL MACEDO ARTE APRESENTA EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE LAIS MYRRHA


Oito anos após a última exposição em Belo Horizonte, a artista plástica Lais Myrrha está de volta com a inédita “Arquitetura Temporã”, na Manoel Macedo Arte, entre os dias 26 de março e 26 de abril. A mostra reúne instalação, esculturas e fotografias. A programação para a noite de estreia também inclui o lançamento oficial do livro “Breve cronografia dos desmanches”, realizado pelo Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2012) e com posfácio de Maria Angélica Melendi.

A última exposição individual da artista, “Zona de Instabilidade”, com curadoria de Júlia Rebouças, apresentada na CAIXA Cultural de São Paulo (2013) e de Brasília (2014) exibiu uma série de trabalhos, entre desenhos, vídeo, objeto, fotografias e instalação que colocam em questão parâmetros e convenções estabelecidos por disciplinas como a história e a geopolítica. Dentre as obras, o trabalho “Pódio para ninguém” é apontado pela artista como disparador das questões de que trata na exposição apresentada na Manoel Macedo Galeria.
Para a exposição “Arquitetura Temporã”, Lais Myrrha traz obras que apresentam a arquitetura num estágio em que ainda não é ou que está prestes a deixar de ser arquitetura, tal como se entende comumente. Segundo a artista, o tempo de construção/destruição produz também um tipo de arquitetura específica. É nesse conceito que se inscreve também o livro da artista, “Breve coronografia dos desmanches”.
Entre as obras que serão apresentadas na Manoel Macedo Arte está a “Equivalência provisória”, conjunto com sete esculturas que formam uma instalação, já a instalação “Sobre o passo da história”, é um projeto elaborado em 2009 até então inédito. As fotos “Estados intermediários I, II” a artista recuperou de seu arquivo pessoal para integrar a exposição, fotografias realizadas em 2001. “Durante todos esses anos, as fotografias permaneceram no meu arquivo pessoal, porque não consegui encontrar uma ocasião para expô-las, precisava de um contexto no qual mostrá-las fizesse sentido. A foto Estados intermediários III será exposta no andar superior da galeria como parte do lançamento do livro. Cada foto aparece como uma espécie de espelho infiel dos trabalhos aos quais se avizinha no espaço”, explica.
O livro “Breve cronografia dos desmanches”, cujo texto e a maior parte das imagens foram feitas pela artista, traz texto de Maria Angélica Melendi, com quem vem trabalhando desde o início de sua produção e teve papel fundamental em sua formação. “O livro trata de como as cidades vem sendo modificadas num breve espaço de tempo, em grande parte, por causa da especulação imobiliária. Desabamentos e demolições são as pontas do iceberg, mas o que promove as condições para desmantelamento físico e simbólico das cidades, bem como de suas histórias é uma soma de ações, descasos, políticas e má gestões consecutivas e fragilidade das instituições”, conta Lais.
Manoel Macedo ressalta que o trabalho da artista é sério e de muita qualidade. “Há um bom tempo sonhávamos em fazer uma grande exposição da Lais Myrrha, chegou a hora”.

 Sobre a artista
A artista mineira Lais Myrra, mestre pela Escola de Belas Artes da UFMG e graduada no curso de artes plásticas pela Escola Guinard, vive e trabalha em São Paulo. Desde 1998, participa de diversas exposições coletivas e individuais, sendo a mais recente, em 2010 - a Paralela10 e, em 2011 - a Temporada de Projetos do Paço das Artes São Paulo, da 8ª Bienal do Mercosul e a mostra itinerante Zona de Instabilidade na CAIXA Cultural. Em 2014 foi contemplada com o prêmio Arte e Patrimônio, do IPHAN.

Exposição:
26 de março a 26 de abril – Segunda a sexta: 10h às 19h – Sábados: 10h às 14h
26 de setembro – Noite de autógrafos – 19h às 23h
Manoel Macedo Arte (Rua Lima Duarte, 158 – Carlos Prates)
Entrada franca