FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 25 de março de 2014

PROJETO ‘GENTEDAQUI’, DO MUSEU DAS MINAS E DO METAL, RECEBE O GRUPO GIRAMUNDO

Exibindo Alice no País das Maravilhas 2 - por Marcelo Nicolato.jpg


Tradicional grupo de bonecos de Belo Horizonte conversa com o público sobre a trajetória de 43 anos
e faz a manipulação de bonecos no MMM. Quinta-feira, 27 de março, às 19h30, com entrada franca


Para a programação cultural do Toda Quinta e Muito MMMais..., o Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – promove nesta quinta-feira, 27 de março, às 19h30, mais uma edição da atração “Gentedaqui”, que terá bate-papo com o grupo de teatro de bonecos Giramundo. Os diretores Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia e outros integrantes da companhia fazem uma retrospectiva dos 43 anos do grupo a partir da manipulação de alguns bonecos e respondem perguntas do público. A entrada é franca.

A proposta é lembrar a trajetória do grupo, desde a construção do primeiro boneco até as tecnologias em vídeo e animação usadas atualmente, com o trabalho de manipulação feito em tempo real. Alguns bonecos que serão apresentados durante a conversa no MMM representam as principais técnicas usadas pelo Giramundo: boneco de balcão, boneco de luva, marionete e boneco de vara. Cerca de 15 personagens de alguns espetáculos da companhia, como “Cobra Norato” (1979), “Carnaval dos Animais” (1996), “Os Orixás” (2001), “Pinocchio” (2005) e o recente “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” (2013), também marcarão presença.

O Grupo Giramundo foi criado em 1970 e vem encantando crianças e adultos em suas apresentações pelo Brasil e pelo mundo. Com seus bonecos, o grupo já participou de montagens teatrais, óperas, programas de televisão, filmes, clipes e participações em diversos espetáculos musicais. Belo-horizontino, o grupo foi criado por Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Vivácqua, professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e sua extensa e prestigiada obra marcou a tradição do teatro de bonecos no Brasil. São atores, construtores de bonecos, manipuladores, músicos, cenógrafos, figurinistas, além da equipe que mantém o Museu Giramundo e dos profissionais das áreas de vídeo e animação.

Gentedaqui
O projeto Gentedaqui é um encontro mensal que leva ao Museu das Minas e do Metal grupos e pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs muitas vezes desconhecidas do público.

O Toda Quinta e Muito MMMais... tem curadoria da comunicadora social Mônica Cerqueira. Ex-diretora de marketing e projetos especiais daFundação Clóvis Salgado, fundou e dirigiu em Belo Horizonte o circuito de salas de cinema patrocinadas pelo Unibanco. Também foi programadora do Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes. Na UFMG, participou da implantação da TV UFMG. Com Eder Santos, escreveu o roteiro para o segundo longa do artista, “Deserto azul”.

A programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Toda Quinta e Muito MMMais – “Gentedaqui”, com o Giramundo

  • Data: 27 de março de 2014
  • Horário: 19h30
  • Informações: (31) 3516-7200
  • Entrada franca