FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de julho de 2014

MARCELO DOLABELA É O CONVIDADO DO ‘GENTEDAQUI’, NO MM GERDAU




Programação terá bate-papo com o músico, poeta e pesquisador mineiro, que falará sobre a trajetória
do rock no Brasil e em Minas Gerais. Quinta-feira, 31 de julho, às 19h30, com entrada franca

O Dia do Rock é comemorado em 13 de julho. Para celebrar o estilo musical, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, preparou sua programação cultural do mês, o Toda Quinta e Muito Mais..., com especialistas no assunto. Entre eles, o músico, poeta e pesquisador mineiro Marcelo Dolabela, convidado da atração Gentedaqui desta quinta-feira, 31 de julho de 2014, às 19h30. Durante o bate-papo, ele contará um pouco sobre sua trajetória e apresentará um painel do rock no Brasil e em Minas Gerais. A entrada é franca.

Autor do livro ABZ do rock brasileiro (Ed. Estrela do Sul, 1987), uma das principais referências no tema, Dolabela discorrerá sobre as origens do rock na década de 1950, passando pelos anos revolucionários de 1960 – quando virou estilo e, depois, cultura – até chegar na década de 1970, quando o ritmo musical, conhecido por sua rebeldia, se rende à indústria. Ele também abordará os aspectos que mais influenciaram o rock brasileiro e aquele feito em Minas Gerais, uma vez que “Belo Horizonte, uma cidade que nasceu moderna, viveu e vive sob esse tsunami chamado rock”, afirma.

Mineiro de Lajinha, Marcelo Dolabela é poeta, músico, compositor, diretor e roteirista de cinema e pesquisador nas áreas de música e poesia. É mestre em Comunicação pela Universidade São Marcos (SP). Foi integrante do grupo Sexo Explícito e é líder do grupo Divergência Socialista. Em 2013, lançou o CD Substância: Divergência Socialista – Marcelo Dolabela & parceiros. Escreveu outros livros como Coração Malasarte (1980), Radicais (1985), Breve história da música de Belo Horizonte (1993), Hai Kaixa (1993), Poeminhas & outros poemas (1998) e Lorem ipsus – Antologia poética & outros poemas(2006). Fez roteiro para os filmes Arnaldo Baptista – Maldito Popular Brasileiro e Plano sequência, ambos de Patrícia Moran, e Uakti – Oficina instrumental e A hora vagabunda, ambos de Rafael Conde. Como diretor, lançou o filme Sábado da carne.

Gentedaqui
O projeto Gentedaqui é um encontro mensal que leva ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal grupos e pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs muitas vezes desconhecidas do público.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Gentedaqui – Marcelo Dolabela
  • Data: 31 de julho de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca