FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Janela de Dramaturgia 2014

Ethel Braga

Idealizado em 2012 por Sara Pinheiro e Vinícius de Souza, o Janela de Dramaturgia chega à sua 3ª edição consolidando-se como um importante espaço de difusão, estímulo e discussão de dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. Neste ano, além da mostra – realizada de maio a setembro –, haverá um fim de semana de abertura (26 e 27 de abril) com convidados também de outras regiões do país, uma oficina de produção textual dramatúrgica em maio, uma performance convidada e o lançamento da publicação Janela de Dramaturgia – Volume I e II, em setembro.
Ao todo (de abril a setembro), o Janela de Dramaturgia cria espaço para 12 textos de 13 dramaturgos diferentes vindos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. E vai ainda além da ampliação de espaços de circulação da nova dramaturgia produzida no país e, em especial, em Minas Gerais. Neste ano, irá somar ao projeto 05 críticos|provocadores para estímulo ao debate nos encontros mensais; 12 profissionais de diferentes áreas para refletir e produzir textos críticos sobre as leituras dramáticas; além de atividade formativa, performance e registro da memória e aumento da visibilidade dos textos de edições anteriores, reunidos em uma publicação impressa.  Ao longo de seis meses, Janela de Dramaturgia se configura também num verdadeiro encontro entre pessoas, artistas, pesquisadores, crítica, ideias e palavras.

Abertura | 26 e 27 de abril, sábado e domingo, a partir das 16h, no Centoequatro 
Entrada gratuita       
A edição 2014 do Janela de Dramaturgia chega com novidades já na abertura. Ao todo, serão dois dias de encontros, sempre abertos ao público. Profissionais convidados e a mediadora Luciana Romagnolli – que, nesta edição, é também a coordenadora de crítica – irão debater assuntos relevantes da criação e produção dramatúrgica contemporânea. Processos criativos em dramaturgia, Produção e publicação em dramaturgia e O espectador no processo de criação dramatúrgica serão os temas das rodas de conversas.


As leituras de textos incluem O Narrador, de Diogo Liberano (RJ), e Frames – um ensaio para R. W. Fassbinder, de Diones Camargo (RS), sempre com a presença dos dramaturgos. Já o diretor e dramaturgo Leonardo Moreira (SP) fará uma exposição de ideias. A escrita da crítica dessas duas atividades ficará por conta do dramaturgo mineiro Henrique Vertchenko.


Além dos já citados, Lígia Souza Oliveira (PR) é também uma das pesquisadoras vinda de outros estados do país para enriquecer o diálogo com a produção contemporânea mineira – foco da Mostra. De Minas Gerais, somam o diretor Eid Ribeiro, a atriz e dramaturga Marina Viana (Primeira Campainha, Mayombe Grupo de Teatro), o ator e dramaturgo Assis Benevenuto (quatroloscinco – teatro do comum), o ator Leonardo Lessa (Grupo Teatro Invertido), o pesquisador e filósofo Luiz Carlos Garrocho e a atriz, professora e pesquisadora Rita Gusmão.


Mostra | de maio a setembro, terças-feiras, às 20h, no Teatro Espanca!
Ingressos a R$2

Durante cinco meses – sendo uma sessão por mês, com a leitura de dois textos em cada encontro – dramaturgos mineiros criam um diálogo com o público e a crítica.  Além da apresentação de trabalhos inéditos (e muitos ainda em processo), haverá sempre a presença de críticos e provocadores convidados para um bate-papo após as leituras. Já para a escrita de crítica sobre cada sessão do Janela de Dramaturgia, foram convidados profissionais de diferentes áreas, para ampliar ainda mais o olhar sobre possíveis interseções de linguagens.

Dramaturgos: Marco Túlio Zerlotini e Wester de Castro (maio); Juarez Dias e Wesley Marchiori (junho); Júlio Vianna e Vinícius Souza (julho); Daniel Toledo e Glauce Guima/Júnia Pereira (agosto); e Luísa Bahia e Raysner de Paula.


Críticos|provocadores: professor, pesquisador e diretor teatral Fernando Mencarelli; artista e integrante do Grupo Espanca! Marcelo Castro; diretora teatral Cida Falabella; professor, pesquisador, diretor e dramaturgo Antônio Hildebrando; professora, pesquisadora e dramaturga Nina Caetano.


Para escrita da crítica: Carlos Mendonça, Carolina Braga, Deco Vaillant, Gustavo Falabella, Júlia Guimarães, Julia Panadés, Lígia Souza Oliveira, Luciana Romagnolli, Sara Pinheiro, Soraya Belusi e Victor Guimarães.


Oficina Como se transforma um texto em hipopótamo? | 26 a 27 de maio, 10 às 13h, no Galpão Cine Horto | Inscrições gratuitas

Ao longo de dois encontros, serão trabalhados exercícios práticos de escrita, colocando
foco em diferentes problemas técnicos e criativos da dramaturgia. O catarinense André Felipe – dramaturgo, ator, diretor teatral e também Mestre em Dramaturgia pelo Instituto Universitario Nacional del Arte de Buenos Aires – deverá propor aos participantes a elaboração de uma cena curta, com o objetivo de exercitar e desenvolver habilidades na criação de um material textual original. Os interessados (acima de 15 anos, com ou sem experiência prévia) na oficina devem enviar e-mail até 20 de maio para janeladedramaturgia@gmail.com, com nome, endereço, telefone para contato e breve currículo.


Encerramento | 06 de setembro, a partir das 18h, no Teatro Espanca!
O encontro irá reunir os dramaturgos e críticos participantes da Janela de Dramaturgia – 2014, em uma conversa sobre Crítica de dramaturgia, com a mediação: Luciana Romagnolli. Às 20h, haverá a performance convidada X-WRITE, da artista visual e pesquisadora Ana Luisa Santos; “uma experiência híbrida de listas e presenças para composição performática de imagem com leitura visual”. Na sequência e em meio à música, cerveja e celebração, será lançado o livro Janela de Dramaturgia – Volume I e II. A publicação é uma coletânea de dezenove recentes experimentações em dramaturgia realizadas na cidade – todas apresentadas nas duas primeiras edições do projeto –, destacando sua diversidade de estéticas, temáticas e procedimentos de escrita.



- Abertura | 26 e 27 de abril, sábado e domingo 
Local: Centoequatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro)     
A partir das 16h, com rodas de conversa, leituras de textos e exposição de ideias          
Entrada gratuita
- Mostra Janela de Dramaturgia – 2014 | Maio a setembro       
Local: Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542 – Centro)      
A partir das 20h, leituras de textos com presença dos dramaturgos e convidados para debate  
Ingressos: R$2,00
- Oficina Como se transforma um texto em hipopótamo? | 26 a 27 de maio     
Com André Felipe (SC)           
Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto)      
10 às 13h        
Inscrições até 20 de maio pelo janeladedramaturgia@gmail.com

- Encerramento Janela de Dramaturgia – 2014 | 06 de setembro         
Local: Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542 – Centro)      
A partir das 18h, conversa com dramaturgos e críticos participantes da edição; às 20h, performance X-WRITE com a artista visual e pesquisadora Ana Luisa Santos; e às 21h lançamento da publicação Janela de Dramaturgia – Volume I e II, com DJs e bate-papo
Entrada gratuita