FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 27 de julho de 2014

Livro lança luz sobre instituições científicas no Segundo Império

Ao escrever sobre o Imperial Instituto Fluminense de Agricultura, a pesquisadora Begonha Bediaga (JBRJ) também esquadrinhou uma lacuna na história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
 
Lançado em 24 de julho, o livro “Marcado pela própria natureza: O Imperial Instituto Fluminense de Agricultura – 1860 a 1891” revela as contradições do segundo império quanto ao incentivo às ciências e mostra ainda que o IIFA serviu de espaço de institucionalização de áreas científicas relacionadas à agricultura, como química agrícola, silvicultura, pedologia, meteorologia agrícola, fitopatologia e zootecnia.
 
A história do IIFA e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro se mesclam porque o Jardim foi cedido pelo Estado ao IIFA para que instalasse, em seus terrenos e entorno, uma Fazenda Normal, ou seja, uma fazenda experimental baseada em princípios tecnocientíficos. Também foi criado, na área, um Asilo Agrícola para o ensino de atividades rurais para meninos órfãos da Santa Casa de Misericórdia. 
 
Publicado pela Editora FGV, o livro foi contemplado em edital da Faperj para publicação da tese de doutorado em história das ciências defendida pela pesquisadora na Unicamp em 2011. "Marcado pela própria natureza" está à venda no site da Editora FGV, em formato impresso e digital, e nas principais livrarias.
 
 
O que a madeira nos conta sobre mudanças climáticas
 
"A madeira e o registro das mudanças do clima" é o título da palestra que a professora doutora Cátia Callado, do Instituto de Biologia da UERJ, dará no dia 31 de julho, às 10h, no Auditório Graziela Maciel Barroso, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ).
 
A palestra contemplará aspectos históricos gerais do estudo dos anéis de crescimento. Serão abordados a influência do clima sobre a estrutura desses anéis e o modo como as mudanças do clima ficam neles registradas.
 
A palestra faz parte da programação dos Seminários de Pesquisa 2014. O endereço da ENBT é rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Entrada gratuita.