A primeira palestra do ano na Associação de Amigos do Jardim Botânico reúne, em 7 de fevereiro, três pesquisadores do JBRJ que viajaram por terra de La Paz até o Parque Nacional Madidi (oeste da Bolívia) em 2014. Esta é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo. A expedição faz parte do projeto "Genética da conservação de espécies de jequitibás (Cariniana spp., Lecythidaceae) ameaçadas de extinção", financiado pela Faperj, além de envolver coletas botânicas e estudos biogeográficos de leguminosas de matas secas.
O projeto Faperj é coordenado por Maristerra Lemes e conta com a participação dos outros dois pesquisadores envolvidos na expedição, Rogério Gribel e Haroldo Lima. "Uma das principais espécies investigadas no âmbito deste projeto, o jequitibá-açu (Cariniana ianeirensis) ocorre em florestas secas e sua distribuição conhecida vai do sul da Bahia ao estado do Rio, ocorrendo também populações nas matas secas do sopé dos Andes bolivianos. Como a espécie possui distribuição disjunta, a inclusão de populações bolivianas no estudo era extremamente importante", explica Maristerra.
O Parque Nacional Madidi fica próximo à cidade de Apolo, localizada em uma área de planalto a cerca de 1500 metros de altitude, onde a equipe ficou sediada. A vegetação de florestas secas e de savanas da região possibilitou a coleta de espécies características dessas formações florísticas, com as quais o pesquisador Haroldo Lima vem trabalhando há vários anos. Assim, o trabalho resultou também no incremento do acervo de espécies típicas de vegetação seca subandina no Herbário do JBRJ.
Outra consequência da expedição foi o contato com pesquisadores do Herbário Nacional da Bolívia, em La Paz, culminando com a assinatura, em dezembro de 2014, de um acordo para o desenvolvimento de projetos de colaboração científica entre as duas instituições. Na palestra serão apresentadas também percepções dos três pesquisadores quanto a questões ecológicas e socioambientais nas regiões visitadas.
A palestra acontece no sábado, 7/2, às 10h30, no Auditório Geraldo Jordão Pereira, sede da AAJB - Rua Jardim Botânico, 1008, casa 6. Entrada gratuita.