Com a crise hídrica que atingiu São Paulo, já é possível encontrar o líquido pelo dobro do valor do combustível
Que a crise hídrica mexeu com a vida de muita gente, isso já não é novidade. Em muitas cidades do Brasil a população está tendo que reaprender a utilizar água de forma correta. O estado mais populoso do país sofre de forma mais intensa com essa crise, afinal, a cidade de São Paulo passa por racionamento há diversos meses.
O consumo de água sempre foi feito de forma errada, muitos avisos foram dados antes de chegar a esse ponto. Em 2000, a cidade de São Paulo passou por racionamento também, porém, a situação foi rapidamente normalizada, e não foi necessário utilizar o volume morto do principal sistema de abastecimento, o Cantareira.
Mas essa situação já havia sido prevista anteriormente, no ano de 2004, ao receber a concessão para o uso do Cantareira, o Governo de São Paulo foi avisado pela ANA (Agencia Nacional de Águas) sobre a necessidade de investimentos em novas fontes de abastecimento, no entanto, apenas em 2014 parte dessas medidas começaram a ser implantadas, resultado? Uma séria crise hídrica em todo o estado.
Algumas empresas já previam esse cenário e investiram em produtos e serviços sustentáveis, e hoje se tornaram as mais procuradas, principalmente, em cidades que passam por problemas de abastecimento de água. Empresários como Marcos Mendes, diretor executivo da rede de franquias AcquaZero, especializada em estética automotiva sustentável, investiram em negócios que utilizem o mínimo de água possível e não agride a natureza. “Quando começamos com a AcquaZero, falei que um dia a água seria mais cara que a gasolina, infelizmente hoje isso já é uma realidade”. E o diretor executivo estava certo, hoje o litro da gasolina em São Paulo varia de R$3,20 a R$3,40, já a água mineral engarrafada, sai por R$4,00, apenas 600ml.
“A crise está brava, as pessoas já estão se conscientizaram, mas ainda não é o suficiente, precisamos fazer mais alguma coisa”, afirmou Marcos. Muitas pessoas ainda não sabem, mesmo a essa altura do campeonato, como funciona uma empresa com o foco em sustentabilidade e como é melhor utilizar seus serviços. Um exemplo simples é: para lavar um automóvel é utilizado aproximadamente 300 litros de água, já na AcquaZero, os profissionais lavam o veículo com apenas 300ml de líquido biodegradável (que não prejudicam a natureza). “Muitas pessoas utilizam os serviços pela primeira vez por curiosidade, mas ficam impressionados com a qualidade, é sim possível sair com o automóvel brilhando com o mínimo de líquido possível”, contou Marcos.
Essa mudança de pensamento pode ser detectada também em investidores, que a cada dia mais procuram uma opção de negócio segura e que agrade a população que passa por um momento delicado por conta do racionamento. “Em 2013 abrimos 75 novas unidades pelo Brasil, já em 2014 esse número saltou para 125 novas unidades, isso é sinal que a população está tendo uma ótima aceitação dos nossos serviços e enxergam na AcquaZero uma fonte real de economia de água”, contou o diretor.
Outra empresa que segue pelo caminho da sustentabilidade e vem ganhando grande espaço no mercado é a TRC Sustentável, empresa de desenvolvimento de gestão de consumo de água. Anderson Silva, diretor executivo da rede TRC, apostou em projetos e serviços exclusivos que reduzem o consumo em residências e empresas. “Hoje a procura pelo PGA – Projeto de Gestão de Água, desenvolvido pela TRC Sustentável está muito grande, fazemos uma análise detalhada sobre a conta e o perfil de consumo, depois verificamos toda a rede hidráulica do local, nessa hora detectamos qualquer vazamento, infiltração ou fuga de água com total precisão, apenas depois disso aplicamos o dispositivo desenvolvido pela TRC para evitar o desperdício”, explicou Anderson sobre o PGA. Após o processo descrito pelo diretor, ainda acontece o ajuste de pressão em todos os pontos de água e troca de anéis de vedação. Ao fim a TRC produz uma planilha de consumo capaz de informar o cliente os percentuais de economia, que pode chegar a 60%.
E o sucesso da franquia TRC Sustentável também indica que o brasileiro está se tornando mais consciente. No mercado de franchising desde agosto de 2013, a rede já possui 37 unidades distribuídas por 15 estados. “Pretendemos chegar a todos os estados do Brasil”, contou o diretor, que completou. “O problema da falta de água existe em todo o planeta, conforme a previsão da ONU, quase metade da população terá problemas com abastecimento de água até 2030”.
Vale lembrar também que, segundo as últimas notícias publicadas pela mídia local, a população pode ficar até cinco dias por semana sem água.