FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de março de 2015

Flores e beija-flores do cerrado


 
 
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia investigaram a flora que fornece néctar aos beija-flores em três áreas de Cerrado no Brasil Central. Adriana Oliveira Machado (atualmente na Universidade Estadual de Montes Claros) e Paulo Eugênio Oliveira descobriram que a maioria das plantas visitadas pelos beija-flores durante o estudo (66%) teve outros polinizadores além destas aves. Isso dá suporte à ideia de que os beija-flores devem ser mais dependentes dessas flores como fonte de alimento do que elas dependem deles para se reproduzir. 
 
Os autores também registraram muitas espécies de árvores e nenhuma de epífita entre as plantas visitadas pelos beija-flores. Estes, por sua vez, pertencem exclusivamente aos grupos conhecidos como "beija-flores de bico-curto", o que difere dos resultados de estudos em áreas florestais, como na Mata Atlântica. O artigo "Diversidade beta de plantas que oferecem néctar como recurso floral aos beija-flores em cerrados do Brasil Central" está publicado no primeiro número do volume 66 da revista Rodriguésia, de março de 2015, que está online. 
 
Fique ligado: A Rodriguésia - Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - recebe, até 10 de maio de 2015, submissões de artigos para o volume especial sobre Ecologia Funcional da Polinização. Mais informações podem ser obtidas com os editores do volume: André Rodrigo Rech e Leandro Freitas. Acesse a revista.