FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de março de 2015

Direitos Humanos é tema de mostra de filmes nos Centros Culturais


O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte e o Instituto São Rafael, em parceria com a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, apresenta, nos Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura, a Mostra Democratizando. A iniciativa busca ampliar o debate sobre os Direitos Humanos, por meio da exibição de produções cinematográficas do Brasil e do Hemisfério Sul. Todas as apresentações terão o recurso de audiodescrição disponível. Após a sessão ocorre um bate-papo sobre temas relacionados aos filmes exibidos, de formar a abordar assuntos como o Regime Militar, a deficiência auditiva e a vida na periferia. As atividades são gratuitas. 
Centro Cultural São Bernardo:
Dia 12/03, quinta, às 19h30, Exibição do filme “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho - 
Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
Dia 19/03, quinta, às 19h30, Exibição do filme “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa - Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira:
Dia 12/03, quinta, às 11h, Exibição do filme “Sophia”, de Kennel Rógis
 - Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora. Classificação: livre
Centro Cultural Padre Eustáquio:
Dia 30/03, segunda, às 14h, Exibição do Filme “Que Bom te ver Viva” (1989), documentário de Lúcia Murat
 - Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas. Classificação: 16 anos.
Centro Cultural São Geraldo:
Dia 17/03, terça, às 9h, Exibição do filme “Sophia”, de Kennel Rógis
 - Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora. Classificação: livre
Dia 18/03, quarta, às 13h, Exibição do filme “Sophia”, de Kennel Rógis - Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora. Classificação: livre
Dia 31, terça, às 19h, Exibição do Filme “Que Bom te ver Viva” (1989), documentário de Lúcia Murat - Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas. Classificação: 16 anos.
Centro Cultural Zilah Spósito:
Dia 25/03, quarta, a partir das 9h30, Exibição do Filme Rio Cigano, de Júlia Zakia - 
A história da cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes. Durante uma viagem, os ciganos se veem obrigados a atravessar a fazenda de um conde, de onde são expulsos. Em meio à fuga, uma das meninas se perde e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da condessa e, absorvida pelo trabalho, cresce agarrada às poucas lembranças da vida cigana. Kaia, por sua vez, é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir sozinha em busca de Reka. 
Centro Cultural Lindeia Regina:
Dia 20/03, sexta, às 14h, Exibição do filme “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa
 - Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.
Centro Cultural Vila Marçola:
Dia 27, sexta-feira, 14h30, Filmes:
“Sophia”, de Kennel Rógis - Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
“Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia, Maldonado, Will Domingos -Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projetos de cinema, educação e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.
Instituto São Rafael:
Dia 18, quarta-feira, às 16h, Filmes:
“Sophia”, de Kennel Rógis - Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
“Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia, Maldonado, Will Domingos -Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educacão e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.
Dia 19, quinta-feira, às 19h, exibição do Filme Rio Cigano, de Júlia Zakia - A história da cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes. Durante uma viagem, os ciganos se veem obrigados a atravessar a fazenda de um conde, de onde são expulsos. Em meio à fuga, uma das meninas se perde e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da condessa e, absorvida pelo trabalho, cresce agarrada às poucas lembranças da vida cigana. Kaia, por sua vez, é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir sozinha em busca de Reka.
Formas de acesso:
Gratuito
Público
Público Geral
Faixa etária/Classificação:
Verificar Classificação Indicativa
Quando:
Verificar a Programação.
Endereço:,
Bairro: Centro