FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de março de 2015

WILMAR SILVA DE ANDRADE HOMENAGEIA A POESIA DE GUINÉ-BISSAU NO MM GERDAU



Sarau poético terá a leitura de obras e exibição de documentário em videopoesia de 19 artistas
guineenses, clássicos e alternativos. Quinta-feira, 2 de abril, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 2 de abril, às 19h30, mais uma edição do Café com Poesia com Wilmar Silva de Andrade, que desta vez presta homenagem à poesia africana de língua portuguesa. Em “Portuguesia Guiné-Bissau”, o artista, juntamente com a convidada Andréia Oliveira, percorre os versos de autores guineenses clássicos e alternativos. O evento será no MMM Café – localizado dentro do Museu –, com entrada franca.

Além de leituras de poemas, inclusive com a participação do público, o sarau “Portuguesia Guiné-Bissau” contempla a exibição do documentário em videopoesia com 19 poetas guineenses, clássicos e alternativos, ainda em atividade. Entre eles, Agnelo RegallaAtchó ExpressCarlos NecoFélix SigáFrancisco José FadulGabriel IéHuco MonteiroLourenço da SilvaMaria FilomenaMaurício Mané e Odete Costa Semedo. A película foi gravada por Wilmar em Guiné-Bissau, na África Ocidental, durante suas viagens de pesquisa sobre a poesia lusófona. “Para um país economicamente pobre e com diversos problemas, percebi que a poesia é um alento para estes autores estarem vivos. Ela se torna a saída, a chama de esperança”, considera Wilmar.

A viagem do artista, entre 2008 e 2009, fez parte do projeto do livro em DVD Portuguesia: Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética (Anome Livros, 2009), uma contraantologia com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil (Minas Gerais). Sob orientação do professor Rogério Barbosa, a mestranda em linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Andréia Oliveira pesquisa a obra lançada por Wilmar Silva de Andrade. “O livro propõe um novo processo de formulação e circulação da obra, tanto pelo título quanto pela seleção de poemas e poetas. Essa coletânea não se prende à temática, à autoria ou período, pois coloca como centro de notoriedade a palavra, logo, a poesia”, comenta ela.

Wilmar Silva de Andrade
O curador do projeto Café com Poesia do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal nasceu em Rio Paranaíba (MG). É poeta, performer, editor e multiartista. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Em projeto de pesquisa sobre a poesia lusófona, reuniu a obra de mais de cem autores do Brasil (Minas Gerais), Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde. É o fundador e editor da Anome Livros, que recebeu o Prêmio Jabuti em 2009. É o criador da Poesia Biossonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto Terças Poéticas, em Belo Horizonte.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Café com Poesia – Sarau Portuguesia Guiné-Bissau, com Wilmar Silva de Andrade e Andréia Oliveira
  • Data: 2 de abril de 2015, quinta-feira
  • Local: MMM Café – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herityem gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca