FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de março de 2015

Novos Registros aborda o surgimento das periferias na Grande BH


A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, apresenta a palestra de Thiago Canettieri sobre “A Produção Das Novas Periferias Metropolitanas: Migração e expulsão dos pobres da RMBH na primeira década do século XXI”. O encontro faz parte do projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH e acontece dia 25 de março, às 19h, no auditório da Fundação Municipal de Cultura, Rua da Bahia, 888 – Centro. A entrada é gratuita.

As cidades revelam em sua cartografia socioespacial o funcionamento de diversos mecanismos que atuam, de forma sinérgica, a reproduzir a desigualdade entre as classes. A divisão de classes em âmbito social é expressa, espacialmente e materialmente, na cidade. A atual estrutura interna das grandes cidades brasileiras e, portanto o seu perfil segmentado e segregado do ponto de vista da distribuição espacial dos equipamentos, serviços e nível sóciodemográfico dos seus residentes é, em grande medida, tributária dos processos sociais de acesso ao solo urbano.

A pesquisa desenvolvida pelo geógrafo Thiago Canettieri está inserida no contexto da discussão referente ao processo de exclusão social que determina a organização espacial da população em condição de pobreza devido a uma série de mecanismos que estruturam a metrópole contemporânea e objetivou compreender como, frente aos processos de exclusão e gentrificação do espaço, são produzidas as novas periferias metropolitanas. Utilizando da metodologia de delimitação da pobreza da linha absoluta foi realizado o mapeamento da organização espacial da pobreza na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e dos fluxos migratórios.

Os espectadores terão direito a um certificado de participação. O documento deve ser solicitado por meio do livro de presença disponível no dia do evento e a sua entrega acontecerá ao final do debate. Os trabalhos que compõem o projeto Novos Registros podem ser consultados, pessoalmente, no Banco de Teses do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, localizado na Rua Itambé, 227, Floresta.