FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 23 de março de 2015

FGV e ZEIT-Stiftung debatem governança global na 2ª edição do Fórum Latino-Americano

Até o dia 31 de março, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a ZEIT - Stiftung Ebelin und Gerd Bucerius realizam, no Rio de Janeiro, o segundo Fórum Latino-Americano de Governança Global (LAF, na sigla em inglês). Com o objetivo de fomentar a liderança entre jovens profissionais, o Fórum busca promover a discussão internacional sobre questões políticas, econômicas, sociais e jurídicas atuais.
Durante os dez dias de evento, o LAF abordará grandes desafios, como o futuro da economia mundial e do sistema financeiro global. Os debates levantarão como a América Latina tem enfrentado os desafios globais diante de suas realidades regionais; como as sociedades latino-americanas podem lidar com a rápida expansão urbana de forma sustentável; o crescimento econômico desta região diante do obstáculo que é a desigualdade de renda; entre outros temas. O fórum também irá discutir as relações entre a Europa e a América Latina e como esta última se posiciona diante das potências emergentes e globais, além da importante discussão sobre o clima, as fontes de água e energia e a segurança. A proposta é levantar estas questões para discutir o impacto de cada um destes desenvolvimentos sobre a governança e liderança nos próximos anos.
Os debates serão moderados por Renato Flôres, diretor do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Presidência da FGV (FGV/NPII); Julia von Maltzan Pacheco, coordenadora de Relações Internacionais da FGV/EAESP; e Sascha Suhrke, da ZEIT-Stiftung Ebelin und Gerd Bucerius, Hamburg.
O Fórum contará com palestras de representantes nacionais e internacionais, tais como o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal; Manfred Lahnstein, chairman of the board of Trustees, ZEIT-Stiftung Ebelin und Gerd Bucerius, Germany; Celso Amorim, ex-ministro da Defesa; Sergio Werlang, ex-diretor do Banco Central; Rubens Penha Cysne, diretor da FGV/EPGE; Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais do CPDOC; Francisco Fontan Pardo, chefe da delegação da European  Union no Brazil; entre outros.
A segunda edição do Fórum Latino-Americano de Governança Global acontece na sede da FGV e no Hotel Windsor Atlântica. O evento segue o modelo da Bucerius Summer School on Global Governance – que acontece anualmente na Alemanha desde 2001 e é inspirada nos seminários de verão promovidos por Henry Kissinger nos anos 1960, na Universidade de Harvard.