FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG recebe projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico”



Entre 21 e 29 de julho, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG recebe o projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico. Com tendas montadas em três praças, uma exposição multimídia com 14 painéis na Praça da Liberdade e  exibição de vídeos na Fachada Digital do museu,  a ação chega a Belo Horizonte  com a pergunta: “o que seria do patrimônio sem a história das pessoas?”.  Além de incentivar a educação patrimonial, a iniciativa é um manifesto de educação urbana com a valorização das identidades culturais e da memória das pessoas. O projeto, que já passou por dez cidades de cinco estados brasileiros, é uma realização conjunta do coletivo NITRO e da produtora Alicate.

História na Praça
Quando falamos em “patrimônio histórico”, nos lembramos dos monumentos, edifícios, casarões, enfim, elementos que fazem referência à construção histórica da cidade. Entretanto, a preservação das edificações nem sempre produz o reconhecimento da forma como os homens se relacionam com a cidade.  Valorizar as memórias individuais e as identidades sociais como um patrimônio diverso de cada cidade brasileira é o ponto de partida do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico.

Com o objetivo de registrar as impressões das pessoas que compõem a cidade,  a primeira ação em Belo Horizonte consiste na montagem de tendas em três praças, nas quais as pessoas podem falar sobre as suas memórias afetivas da cidade. Ao narrarem suas histórias, os participantes sao registrados em fotos e vídeos. A expectativa é de que 1.000 pessoas participem dessa etapa do projeto.

Na segunda fase do projeto, será realizada uma mostra com o resultado da interação com os moradores de Belo Horizonte. A exposição ocorrerá, a partir de 21 de julho, na Praça da Liberdade. A abertura do evento contará com exibições de vídeo na Fachada do Espaço do Conhecimento UFMG,  uma às 19h30 e outra às 20h30. Até 29 de julho, o público pode assistir a projeção às 19h30, com exceção do fim de semana, quando a exibição dupla se reperte. Na alameda central da Praça, serão dispostos 14 painéis com retratos em P&B de moradores e, durante a noite, uma tenda receberá projeções com histórias de moradores, contadas por eles mesmos. Durante o dia, a tenda permanecerá livre para que outras pessoas possam gravar seus depoimentos e enviar para as redes sociais do projeto.
Mais debates e parceiros
Uma das propostas da iniciativa é discutir a questão da memória pessoal como patrimônio. Para tanto, promoverá uma roda de conversas no dia 25 de julho no Memorial Minas Gerais Vale, com a participação de lideranças do patrimônio histórico, artístico e cultural do país, como a presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), Michele Arroyo. Neste encontro, também será lançado o catálogo da exposição. Esta etapa do Projeto Moradores será realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Ela tem o patrocínio da Casa UNA e a parceria do Governo de Minas Gerais, do IEPHA/MG, do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, do Memorial Minas Gerais Vale e do Centro Fotográfico.
A Fachada Digital
A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício numa grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Estes painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.
Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – e da Rede de Museus e Espaço de Ciência e Cultura da UFMG.
Serviço:
Fachada Digital · Projeto Moradores - A Humanidade Do Patrimônio Histórico
Datas: 21, 25 e 26 de julho, às 19h30 e às 20h30.
22,23,24,27,28 e 29 de julho, às 19h30.
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca