A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta o Projeto Telas Urbanas, que visa a requalificar e a transformar espaços públicos e privados urbanos por meio da arte mural, valorizando artistas da cidade. O primeiro edital será publicado nesta quarta-feira, dia 15, no Diário Oficial do Município, e pretende selecionar cerca de 200 propostas para a produção de intervenções artísticas em espaços urbanos da região da Pampulha.
O lançamento do edital aconteceu nesta segunda-feira, dia 13, no Museu da Imagem e do Som, e contou com a presença do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do presidente da FMC, Leônidas Oliveira, além de outras autoridades e artistas convidados.
O Projeto Telas Urbanas visa à seleção e premiação de projetos em artes visuais com intervenções artísticas a serem realizadas em locais públicos ou privados. O projeto que já atingiu outras cidades brasileiras tende a modificar o acinzentado das ruas em cores, formas e desenhos, gerando constantes transformações em espaços urbanos que estejam aparentemente degradados. Além dos artistas que serão selecionados pelo edital, o “Telas Urbanas” contará também com a participação de artistas renomados que serão convidados pela Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha.
Para Leônidas Oliveira, Presidente da FMC, o projeto Telas Urbanas é uma resposta afirmativa da política cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, de fomento e valorização das artes visuais, de forma especial o grafite e as intervenções murais. “Com umINVESTIMENTO de 500 mil reais será esse o maior projeto coletivo de arte urbana que a cidade já recebeu. A Prefeitura de Belo Horizonte, mesmo diante da crise que assola o país, tem no fomento da arte a visão de que a economia criativa e a cultura são forças capazes de transformar a realidade gerando emprego, renda e mais, uma cidade mais humana e bela. A arte eleva os espíritos, humaniza pessoas e os espaços urbanos. É essa nossa aposta”, conclui.
Inscrições
O primeiro edital do Projeto Telas Urbanas será publicado nesta quarta-feira, dia 15, no Diário Oficial do Município e estará disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br. Sob o tema “Cidade que Vibra”, as propostas selecionadas irão colorir a região da Pampulha.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente no período de 15 de julho a 14 de agosto de 2015, de segunda a sexta feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia 888, Centro - 11º andar, sala 1102).
Os artistas podem se inscrever em duas categorias: Jovem Artista (projetos para área de aproximadamente 12m²) e Artistas Individuais (projetos para área de aproximadamente 36m²). Cada artista poderá apresentar somente uma proposta. Ao todo serão selecionadas até 195 propostas.
A seleção dos projetos vencedores será feita por uma Comissão de Seleção e Acompanhamento, que entre outros pontos avaliará relevância conceitual e temática da proposta, a criatividade, originalidade e ineditismo, e ainda a viabilidade técnica do projeto. Cada artista selecionado receberá uma premiação de acordo com a categoria enquadrada.
Mais informações: (31) 3277-7954