FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de julho de 2015

FGV Projetos, OCDE e FAO realizam seminário Agricultura no Brasil: Perspectivas e Desafios

Na última quinta-feira, dia 16, a FGV Projetos promoveu, em São Paulo, o seminário Agricultura no Brasil: Perspectivas e Desafios, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O evento reuniu especialistas, representantes do governo e de grandes empresas brasileiras, com o objetivo de debater as perspectivas e os desafios da agricultura no Brasil e no mundo.
O diretor de controle da FGV Projetos, Antonio Carlos Kfouri Aidar, e o coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP), Roberto Rodrigues, abriram o evento, que contou com palestras ministradas por Jonathan Brooks, chefe da Divisão de Comércio Agroalimentar e Mercados da OCDE, e Paola Fortucci, presidente da Federal Solidarity Organization e ex-diretora da Divisão de Commodities e Comércio da FAO. O evento também teve a presença dos diretores-adjuntos de mercado Carlos Augusto Costa e José Bento.
Brooks falou sobre o panorama da agricultura e suas implicações no Brasil a partir dos índices apontados pela OCDE e chamou a atenção para mudanças na composição da demanda mundial, especialmente no que se refere à proteína de origem animal. A palestra contou com comentários de André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No campo da agricultura, as perspectivas para o país são positivas, com previsão de maiores demandas por importações, além da continuação do crescimento de produção a partir de melhorias da produtividade na área. Segundo a previsão de Brooks, os preços de todos os produtos agrícolas devem cair na próxima década. Os agricultores brasileiros, no entanto, não devem ser prejudicados, uma vez que investimentos em produtividade compensarão as perdas.
Apresentando os dados do período entre 1990 e 2013, Paola Fortucci refletiu sobre as pesquisas e inovações na área da agricultura, bem como a realocação de recursos a partir das reformas econômicas da década de 1990 e a função desses fatores no crescimento da produtividade, diretamente ligados à redução da pobreza. A especialista deu recomendações para o crescimento da produção até 2024, salientando a melhora na produtividade de culturas e conversões de pastagens em lavouras. De acordo com ela, um dos grandes desafios para os próximos nove anos é investir em uma agricultura sustentável e economicamente viável, capaz de combinar aumentos de produtividade, redução da pobreza e conservação do meio ambiente.
Agriculture Outlook
Anualmente, a OCDE e a FAO desenvolvem um importante relatório sobre a situação da agricultura mundial. Neste ano, a FGV Projetos, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Embrapa, contribuiu para o estudo, que teve como foco as perspectivas para a economia brasileira.