FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 27 de setembro de 2015

A primavera e a cidade dialogam




Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe fotos e vídeo instalação do projeto “BH Cidade Jardim

Entre 21 de setembro e 2 de outubro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG recebe o Projeto “BH Cidade Jardim”. Trazendo imagens de florações em pleno diálogo com a arquitetura da cidade, o projeto, desenvolvido por Júlio Toledo, mostra a beleza do natural e arquitetônica da cidade, notadamente os aclamados Ipês, e convida os passantes da Praça da Liberdade a parar para observar as paisagens que muitas vezes são negligenciadas na correria cotidiana. O projeto “BH Cidade Jardim” existe desde 2005 e na Fachada Digital se desdobrará em duas ações: uma exposição fotográfica e a exibição de vídeo instalação.

Julio Toledo explica que o projeto surgiu com suas reflexões sobre o conceito de “paisagem cultural”. “Inspirei-me no conceito de ‘paisagem cultural’, criado pela UNESCO, que reconhece a importância da junção de determinadas paisagens construídas pela humanidade, edificadas, com paisagens naturais. Considerando que Belo Horizonte já teve o título de ‘Cidade Jardim’, por seu passado florido e arborizado, cheio de parques e praças, comecei a trabalhar esse conceito em menor escala, fotografando as florações da cidade em diálogo com a arquitetura”. Para o fotógrafo, o projeto é também uma forma de militância pela preservação das áreas verdes da cidade, através da beleza e do afeto. “Enquanto BH cresce, ela destrói seu passado, continuamente. Hoje em dia, valoriza-se mais um metro quadrado de concreto que um metro quadrado de verde. Através da sensibilização, da fotografia, busco contribuir para que a vontade de se conservar as áreas verdes cresça em todos os cidadãos. As pessoas só amam aquilo que conhecem, e, à medida que reconhecemos a beleza, depositamos afeto. É essa conexão que nos move a apoiar medidas de preservação, tanto do patrimônio, quanto do paisagismo da cidade”, conclui.
Saiba mais sobre a programação na Fachada Digital:

Exposição fotográfica BH Cidade Jardim, de Julio Toledo
21/09 a 11/10, 18h às 22h
Atividade Gratuita

Trabalho do fotógrafo Júlio Toledo que registra a floração de Ipês junto à arquitetura da cidade de Belo Horizonte. Estas paisagens se fundem nas chamadas paisagens culturais e têm como objetivo estimular a contemplação de lugares despercebidos devido à falta de tempo, comuns na modernidade. 


Vídeo instalação Sinfonia para uma Cidade Jardim, de Júlio Toledo, Cláudio Santos Rodrigues (Voltz), Leonardo Rocha Dutra e Roberto Bellini
21, 26 e 27 de setembro, 03 e 04 de outubro, às 19h30
12 de outubro, às 19h30 e 20h30 
Atividade Gratuita

Sinfonia para uma Cidade Jardim é resultado de uma parceria entre o fotógrafo Júlio Toledo e a Voltz Design. A vídeo instalação exibe fotografias que retratam diversas florações em Belo Horizonte, sobretudo Ipês, em harmonia com o patrimônio histórico e diferentes tipos de arquitetura. Ruas, praças, avenidas, prédios, a Serra do Curral e outros elementos emblemáticos da paisagem de Belo Horizonte são os cenários registrados nos vídeos e, em cada frame registrado, o fotógrafo busca aguçar a percepção das pessoas para "lugares especiais" criados pelo encontro da arquitetura e do paisagismo notável. A obra foi exposta pela primeira vez em 2014, em quatro grandes telas dispostas numa sala escura. Na 9ª Primavera dos Museus, ela será adaptada especialmente para a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, potencializando e ressignificando seus conteúdos.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço
Exposição fotográfica BH Cidade Jardim, de Julio Toledo
Data: 21/09 a 11/10, 18h às 22h
Vídeo instalação Sinfonia para uma Cidade Jardim, de Júlio Toledo, Cláudio Santos Rodrigues (Voltz), Leonardo Rocha Dutra e Roberto Bellini
Data: 21, 26 e 27 de setembro, 03 e 04 de outubro, às 19h30. 12 de outubro, às 19h30 e 20h30 
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700
Atividade Gratuita
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br / (31) 3409-8350