FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

EXPOSIBRAM 2015 - Terceiro Dia destaca produção de terras raras e fertilizantes, além de valores sustentáveis na mineração


cabecalho2 - alta.jpg

Terceiro dia de Congresso destaca a produção de terras raras e fertilizantes, além da construção de valores sustentáveis na mineração
Programação do evento segue até quinta, 17 de setembro; expositores também apresentam novidades e lançamentos para o setor

16º Congresso Brasileiro de Mineração e a Exposição Internacional de Mineração – EXPOSIBRAM 2015 registram pleno sucesso de público, muito em razão da rica programação. O terceiro dia de evento contará com a participação do Diretor-Presidente da Samarco, Ricardo Vescovi; do Presidente da AngloGold Ashanti, Hélcio Guerra; do Diretor de Operação do Sistema Minas-Rio, da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, Rodrigo Vilela; e do Presidente da Alloycorp Toronto Canada, Gordon Bogden, entre outras lideranças para o ciclo de debates norteado pelo tema “Mineração no mundo da inovação”. A EXPOSIBRAM 2015 e o Congresso são organizados pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) e acontecem até esta quinta, 17 de setembro. Mais informações estão disponíveis emwww.exposibram.org.br.

Outra presença de destaque nesta quarta-feira, 16 de setembro, será o frei Séamus Finn, Presidente do Conselho do Centro Inter-religioso de Responsabilidade Corporativa, dos EUA, e uma liderança mundial em desenvolvimento social. Seu papel será o de apresentar uma abordagem inovadora para a indústria extrativa, visando construir valores sustentáveis de longo prazo, por meio do reposicionamento do setor. Ele participa da plenária Kyn Catalyst: Mining Company of the Future, que tem início às 9h, no auditório Rinaldo Campos Soares.

A programação do Congresso contará, ainda, na parte da tarde, com os debates “Terras Raras e Minerais Estratégicos: da potencialidade para a efetividade”, com a presença do Diretor-Presidente da CBMM, Tadeu Carneiro; “Fertilizantes: novos projetos buscam superar a dependência do Brasil”; “Mineração e os desafios ambientais de acesso ao território” e “Mineração e gestão integrada de ativos territoriais – água como fator de integração entre o econômico e o ambiental”.

SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade de processos e a preocupação com uso racional de recursos naturais são temas de grande relevância entre os expositores da EXPOSIBRAM. O reaproveitamento da água é um dos exemplos. A canadense Solex Thermal Science, que participa pela primeira vez da feira, apresenta uma solução para aquecimento e resfriamento de minérios que utiliza água como condutor térmico, com a possibilidade de recuperação de energia térmica, pois a água quente pode ser reaproveitada em outros processos, como aquecimento de material mineral no forno siderúrgico. 

A empresa alemã Flottweg demonstra como, por meio do uso da tecnologia e de equipamentos de última geração, é possível fazer para a separação mecânica de resíduos sólidos e líquidos de forma eficiente. Como benefícios têm-se a diminuição do volume dos rejeitos, e consequentemente, menor impacto ambiental. 

Já a mineradora Samarco mostra múltiplas as possibilidades de aproveitamento de resíduos. Em seu estande, do piso de blocos intertravados passando pelas vigas estruturais de ecomadeira, tudo foi pensado para destacar o valor agregado de produtos desenvolvidos a partir dos rejeitos da mineração. Com estes insumos é possível construir uma casa completa, com tijolos, piso, vidros e até mesmo móveis. 

Estes são apenas alguns exemplos. A Exposição Internacional de Mineração conta com a participação de mais de 400 expositores, apresentando as últimas tendências, novidades, equipamentos e soluções para a mineração. Ao todo, 27 países participam do evento: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Rússia, Suécia e Suíça, demonstrando a importância da mineração para a economia mundial. A EXPOSIBRAM conta ainda com sete pavilhões internacionais: África do Sul, Ontário, Canadá, Alemanha, Austrália, China (CCPIT – China Council for the Promotion of International Trade), China (CMEC – International Exhibitione Estados Unidos.

LANÇAMENTOS
O Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM também promove, hoje, o lançamento de dois trabalhos fundamentais para o setor. O primeiro deles acontece a partir das 17h30, no estande da entidade. O estudo PROJETO IES- BRASIL - “Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa” é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Foi concebido para gerar cenários exploratórios de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030 para o Brasil, por meio de um processo participativo e que resulta de esforços de técnicos de diversos segmentos da sociedade brasileira para a identificação de distintas trajetórias de desenvolvimento que alinhem objetivos socioeconômicos e ambientais. Mais tarde, às 19h, será a vez do livro “Licença Social: Caminho para a sustentabilidade do negócio”, de autoria de Estaneslau Klein, que traz um olhar inovador sobre o desafio da empresa de mineração em obter a licença social para operar e crescer no Brasil.

DESTAQUES DESTA TERÇA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO
A primeira sessão plenária do 16º Congresso Brasileiro de Mineração nesta terça-feira, 15 de setembro, foi um grande painel da atual situação do setor e dos desafios que devem ser enfrentados, pelas empresas e também pelo governo, para o desenvolvimento da atividade e a manutenção de investimentos e projetos. Na mesa, especialistas sobre o setor se revezaram para traçar panoramas sobre a atividade, que após um ciclo de crescimento de 10 anos, experimenta um momento de retração, provocada pela baixa dos preços das commodities e, também, pela redução do consumo por parte da China.

Participaram do encontro o representante do Banco Mundial, Paulo de Sá; o sócio da PwC no Brasil, Ronaldo Mattos Valiño; o professor de Economia da Universidade de São Paulo, João Furtado; e o líder de Mineração da empresa de consultoria EY para Brasil e América Latina, Afonso Sartorio. Embora todos os palestrantes tenham dito que as empresas estão fazendo “o dever de casa”, é preciso que as companhias do setor continuem a buscar maior eficiência para reduzir os índices de desperdício. Inovação, desenvolvimento tecnológico, tecnologia da informação e automação são áreas privilegiadas nesse processo.

RECUPERAÇÃO EM VISTA
Depois de um ciclo de crescimento, outro de recessão. No primeiro, expansão de investimentos e de projetos, no seguinte, cortes de custos. Por que será que essa tem sido a realidade da indústria mineral? Segundo o consultor especialista em Inovação da consultoria norte-americana Stratalis, George Hemingway, as empresas do setor ainda usam soluções do passado para resolver problemas do presente.  Com isso, não conseguem planejar um futuro realmente novo.

"As mudanças têm sido cada vez maiores e mais rápidas e as empresas devem estar prontas para reagir bem a elas", ressalta o especialista, que foi um dos palestrantes internacionais mais esperados do 16º Congresso Brasileiro de Mineração.  Para ele, as empresas não podem focar apenas no desafio do dia a dia, pois devem ser capazes de olhar para frente com flexibilidade e foco para conseguir adequar a novas tecnologias e tendências de mercado e, assim, planejar um cenário que considere incertezas.

Para ter uma gestão mais equilibrada, o especialista recomenda capacidade de se adaptar à demanda, adaptar-se para encontrar oportunidades, consistência nas ações, sustentabilidade nos processos e, ainda, colaborar com os steakholders para gerar soluções que sejam interessantes para o mercado, para as organizações e para o setor. "Hoje temos formado consórcios colaborativos entre empresas. A empresa de futuro depende dessa colaboração para manter-se competitiva", concluiu.

TALK SHOW PROMOVE DEBATE ENTRE GOVERNO E INICIATIVA PRIVADA EM PROL DA MINERAÇÃO
Uma das atrações mais esperadas da programação desta terça-feira, no 16º Congresso Brasileiro de Mineração, foi o talk show “Mineração hoje no Brasil e no mundo: tendências desafios e oportunidades”. Para integrar as discussões, moderadas pelo jornalista William Waack, foram convidados o Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel; o Presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Jr.; e o CEO da Vale, Murilo Ferreira.

 “Essa grande plateia demonstra a confiança no futuro do setor. É uma reverência à Mineração”, saudou o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM, José Fernando Coura, na abertura do encontro. Temas como sustentabilidade, relacionamento com a sociedade, negócios e indústria mineral permearam os debates. Um assunto comentado entre os três representantes foi o aspecto jurídico e o ambiente regulatório em relação ao setor minerador em Minas Gerais e em todo o País.

 “A questão do ambiente de negociação e segurança jurídica é recorrente no Brasil e, no caso da Mineração, Minas é o foco, sendo o maior estado minerador do País. Temos aqui uma situação complicada do ponto de vista da regulamentação”, afirmou o Governador. 

Para o Presidente do Sistema FIEMG, as indústrias foram  envolvidas nas discussões acerca da situação dos licenciamentos ambientais junto ao Governo do Estado. “Minas Gerais tem perdido oportunidades por causa da burocracia”, lembrou Machado. 

Já o CEO da Vale ressaltou que existe um plano que engloba a atuação da empresa dentro e fora do Brasil.  “É feito um planejamento estratégico para todo o ano, onde vão sendo minimizadas as possibilidades. Infelizmente, o ambiente de incertezas em Minas Gerais ainda é grande”, explicou, sobre a concorrência internacional principalmente em relação à Austrália e China, que já vêm fazendo melhorias nas legislações do setor em seus respectivos territórios.  

PATROCINADORES E APOIADORES
O evento tem o patrocínio da mineradora Vale, da Votorantim Metais, da Anglo American, da AngloGoldAshanti, da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, da Samarco Mineração, da Kinross, da Companhia Siderúrgica Nacional, da Geosol, da Gerdau e da Confederação Nacional da Indústria - CNI.

Apoiam editorialmente a EXPOSIBRAM 2015 as revistas Areia e Brita, Brasil Mineral, Equipo Minero, Engineeringand Mining Journal, EaeMáquinas, Global Business Reports (GBR), Horizonte Minero, In The Mine, International Mining Magazine, Nueva Mineria y Energia, Mineria Pan Americana, Minérios &Minerales, Mineração e Sustentabilidade, Site Notícias de Mineração Brasil, Panorama Minero, M&T, Revista Escola de Minas, Rocas y Minerales e Tracbel Magazine.

Figuram como apoiadores a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Departamento de Minas Gerais (ABEE-MG), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), o Sistema FIEMG, o Instituto Aço Brasil, o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), o Governo de Minas Gerais e a BeloTur/Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

SERVIÇO:
EXPOSIBRAM 2015
Data: 14 a 17 de setembro de 2015
Horário: 13 às 21h (Exposição)
Local: Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais – EXPOMINAS
Av. Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte, Minas Gerais
Informações e inscrições: www.exposibram.org.br