FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Espaço do Conhecimento UFMG participa da Noite Internacional de Observação da Lua




No próximo sábado, 19 de setembro, vários países do mundo voltarão a se unir nas comemorações da Noite Internacional de Observação da Lua. O evento, também conhecido como InOMN, ou International Observe the Moon Night, é proposto pela Astronomical Society of the Pacific & NASA Night Sky Network e realizado anualmente com o intuito de estimular a observação do satélite natural, abordando suas características básicas, detalhes técnicos sobre suas formações rochosas e outros fenômenos. O Espaço do Conhecimento UFMG participa pela terceira vez do evento e, neste ano, apresentará ao público a oficina “As fases da Lua” e a sessão comentada de planetário “A Lua e o Zodíaco”.
O coordenador de astronomia do museu, Leonardo Marques Soares, explica que as atividades escolhidas para celebrar a data buscam criar mecanismos simples para que os visitantes compreendam melhor as características dos movimentos do nosso satélite natural a movimentação e influências de nosso satélite natural. “No dia 19, a Lua vai nascer no céu de Belo Horizonte às 9h55 da manhã e se por às 11h10 da noite. Prestar atenção neste fato é interessante, já que, muitas pessoas só observam a Lua quando ela está visível à noite, sem perceber que seu passeio no céu varia a cada dia do mês. Usaremos nas atividades da Noite Internacional de Observação da Lua, dinâmicas e explicações que aproximam o público dessas noções e os conhecimentos trabalhados auxiliarão os visitantes em suas observações noturnas, podendo ser utilizados, também, no decorrer de todo o ano”, explica.
Confira nossa programação completa:
Oficina “As Fases da Lua”
Elaborada pelo professor Francisco Prado Borja, a oficina visa ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e hora, descobrir quando a Lua nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses lunares. Ofertada pela primeira vez no Espaço do Conhecimento UFMG, a oficina será ministrada pela equipe de astronomia do museu e utilizará de modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.
Horários: 14h e 15h
Vagas: 20 vagas para cada turma
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Atividade Gratuita
Sessão Comentada de Planetário - A Lua e o Zodíaco
Durante o período de aproximadamente um mês, a Lua altera a sua fase e a sua posição em relação às constelações do Zodíaco. Esse, e outros fenômenos, serão explicados durante a sessão comentada “A Lua e o Zodíaco” para destacar o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa.
Horário: 16h
Classificação: Livre
Recomendação: a partir de 12 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.
Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço
Noite Internacional de Observação da Lua no Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 19 de setembro, a partir das 14h
Local: Terraço astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700