FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Evento na ENSP celebrará o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído



A Coordenação Estadual do Inad (sigla em inglês para Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído), por meio da equipe do Projeto Ruído, promoverá, no dia 27/4, às 9 horas, no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), evento alusivo ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, com o objetivo de alertar a população brasileira a respeito dos efeitos da poluição sonora. Neste ano, a temática volta-se para a percepção do ruído na escola trazendo o tema Ruído: a solução está na educação! A iniciativa promoverá um minuto de silêncio a fim de destacar o impacto desse agravo no dia a dia.
 
Na Fiocruz, o Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP e a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Fiocruz) compõem o Projeto Ruído. O evento terá participação de instituições públicas que apresentaram iniciativas de combate ao ruído ambiental, como o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac).
 
Na opinião da coordenadora do Serviço de Audiologia da ENSP, Marcia Soalheiro, o ruído é uma questão complexa, e a constituição política das mesas da atividade destaca essa preocupação. “Esse agravo é uma questão difusa de meio ambiente; seu tratamento é difuso e necessita de atendimento multiprofissional para equacionamento das questões. Por isso, convidamos instituições públicas que atuam na defesa dos direitos dos cidadãos.”