FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Feira Crespa comemora dois anos e realiza a 7ª edição no dia 13/11

O evento, que é gratuito, acontecerá na Arena Jovelina Pérola Negra
A Feira Crespa completa dois anos e retorna à Arena Jovelina Pérola para realizar a sua sétima edição, no dia 13/11 (domingo), a partir das 12h. Na programação, debates, stands de roupas e acessórios, apresentações de djs, grupos de passinho, debates, oficinas de dança, turbante e maquiagem especializados em pele negra, entre outras atrações. A entrada é gratuita.

O evento nasceu da necessidade de criar um ambiente de valorização da cultura e identidade negra, com o foco na mulher. Através da criação de um espaço de troca, o objetivo é incentivar o afro empreendedorismo, além do direito a um ambiente de lazer, diversão, e empoderamento da raiz e identidade cultural negra e popular. Nos últimos dois anos a Feira já recebeu mais de 3200 pessoas e cerca de 560 pessoas trabalharam diretamente no evento.

Nesta edição terão duas meses de debate, a primeira com o tema "Auto estima x empoderamento", que vai tratar da relação entre empoderamento e autoestima e sua implicação direta na saúde física e mental dos indivíduos, sobretudo negros, coproduzida pelo projeto Autoestima Diva, da social mídia Priscila Barbosa. A segunda mesa, será coproduzida pelo projeto GatoMídia e terá como tema: "Malandramente, um jeitinho de se superar. As gambiarras criadas pela classe popular: astúcia e empreendedorismo" que vai discutir a inventividade do indivíduo popular.

A Feira foi criada no ano de 2014, através da metodologia da Agência de Redes para Juventude, iniciativa que incentiva jovens de classe popular a construírem projetos em diversas áreas, em seus respectivos territórios. Esse foi o primeiro ano de atuação da Agência na Pavuna. Os jovens reuniram suas ideias, passaram por toda metodologia até serem selecionados e premiados recebendo o primeiro financiamento para tirar a ideia do papel. Todos com um objetivo preciso: tornar a Pavuna mais atrativa e, sobretudo, criar um novo referencial sobre o território aonde moram.

Sobre a Agência de Redes para Juventude
Esse ano a Agência comemora 5 anos de atividades e já teve mais de 60 projetos desenvolvidos e coordenados por jovens a partir da sua metodologia. Em 2012, a parceria da Agência foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres. O histórico de ativismo e a experiência da Agência renderam a Faustini o Prêmio Faz Diferença 2012, do jornal O Globo. A metodologia também foi implementada nas cidades de Londres e Manchester desde 2012 e está chegando em outras 6 cidades.
O programa proporciona ao jovem de periferia conexões e ferramentas para que possa atuar como agente transformador de seu território. Durante o processo, o participante mapeia territórios, busca parceiros e organiza as ferramentas disponíveis para que possa concretizar sua ideia pensando arte, cultura digital e a cidade no contexto do seu território. Ao fim de cada ciclo alguns projetos são selecionados e contemplados com uma verba de R$10 mil para desenvolvimento e implementação. Mais informações: http://agenciarj.org/

Shows:
Djs: Dj Benny Jay, Dj Vinimax, Dj Garota
Exposição Cultural
Performace de Dança com Jupysolo Conceição
Balé das Yabas
Encontro do passinho (MegaDancy x Quebradeira Pura)
Oficina de Dança com Ki'm Gimberleg

Empreendedorismo:
Afro empreendedores
Gastronomia
Oficina de Turbantes (R$ 10) Com JupySolo Conceição
Oficina de Maquiagem com Fábrica de Divas (by Leandro Moreira e Anastácia Loreno)
Espaço Beleza com Afrontamento Crespo

Mesas de Debate:
"Auto estima x empoderamento"
" Malandramente, um jeitinho de se superar. As gambiarras criadas pela classe popular: astúcia e empreendedorismo"

Parcerias:
Charme Favela
Fabrica das Divas
Afrontamento Crespo
Block Produções
Batidão Cultural
Cena BXD
Coletivo Pérolas
Apoio Institucional
Agência de Redes para Juventude
Arena Jovelina Pérola Negra

Realização:
Rainha Crespa

Serviço:

VII Feira Crespa
Dia 13 de novembro (domingo)
Horário: Das 14h às 21h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra
Endereço: Pça. Ênio, s/ n°, Pavuna.
Realização: Rainha Crespa
Classificação: livre
Entrada gratuita