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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Marketing Digital e Relações Internacionais são destaques da 3ª Semana de Educação Executiva em São Paulo

Para debater os assuntos mais atualizados e as tendências para os próximos anos no ambiente de negócios, o FGV Management organizou a 3ª Semana de Educação Executiva. O evento foi realizado em São Paulo entre os dias 6 e 10 de fevereiro, e contou com um público recorde de 1.218 participantes.
Dois assuntos contemporâneos se destacaram na programação, que tratou de temas que afetam diretamente o mundo corporativo, como a comunicação e governo na era digital, temas relacionados a carreira e liderança em tempos de crise, o impacto de neurobusiness nos negócios e o papel do diretor financeiro na crise.
Uma das palestras, intitulada “Marketing Digital em 2017: Tendências e Certezas”, expôs aos alunos o que chegou em 2017 em termos de novidade em mídias digitais. A apresentação coube aos professores André Miceli e Luciana Bazanella.
Luciana destacou a importância da pessoa e de seus interesses para o marketing digital, no que se refere a aspectos de comunicação. Outras conexões que devem marcar um bom projeto de comunicação em mídias digitais são a legitimidade que elas trazem, ao quebrar hierarquias e autoridades; personalização; o advento do conteúdo efêmero; conteúdos ao vivo e alcance orgânico.
Do ponto de vista da tecnologia, o professor André Miceli, que assumiu recentemente a coordenação do MBA em Marketing Digital, aponta como certezas para 2017 o aumento do acesso e a redução de custos de diversos instrumentos utilizados pelos profissionais do marketing digital. Um dos mais impressionantes, segundo o professor, é a expansão da inteligência artificial, que agora possibilita a composição de canções, roteiros de filmes e até mesmo a produção de peças de advocacia, por meio do trabalho de algoritmos que detectam padrões repetitivos.
Para o professor, a utilização mais frequente de impressoras 3D e o aumento da utilização de Bots possibilitarão às empresas apresentar produtos mais inovadores. “A proliferação dessas impressoras diminuirão o custo com testes em produtos”, explica.
A influência internacional na Lava-Jato
Outro assunto abordado na semana de Educação Executiva foram as relações internacionais da Lava-Jato. A palestra foi liderada pelo professor Marcos Tourinho, do MBA de Relações Internacionais. Segundo o professor, a Operação Lava Jato, que desde o seu início conseguiu rastrear e repatriar R$ 800 milhões em divisas além de culminar em mais de 120 pedidos de cooperação internacional em 31 países, só foi possível devido à instituição de um sistema legal internacional robusto, composto por acordos bilaterais, convenções, tratados multilaterais e leis de alcance extraterritorial que incentivou o Brasil a adotar uma legislação mais incisiva no combate à corrupção e a aprimorar as instituições de combate à lavagem de dinheiro, por exemplo.
Por ser um produtor de transformações estruturais e de amplos processos mundiais, para Tourinho operações como a Lava-Jato deverão ter continuidade, não só no Brasil como no mundo inteiro, com uma intensificação de acordos de cooperação. “Para se adaptar a este cenário, as empresas precisam começar a mudar a mentalidade e adotar mecanismos mais incisivos de controle e combate a fraudes. O compliance é um exemplo”, explica o professor.
A semana de Educação Executiva é realizada semestralmente pelo FGV Management. A próxima edição do ciclo de palestras será em julho. O calendário de eventos está disponível no site.