FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nova edição do Ateliê do Pensamento Social debate os ‘Intérpretes do Brasil’

O Ateliê do Pensamento Social é uma iniciativa anual do Laboratório de Pensamento Social (LAPES) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) que reúne docentes, mestrandos e doutorandos das áreas de História e Ciências Sociais para debater sobre aspectos centrais do pensamento social do Brasil. A próxima edição do evento ocorrerá em setembro, na cidade de São Paulo, e os interessados em participar têm até 10 de junho para submeter seus trabalhos.
O encontro destina-se à formação de mestrandos e doutorandos de diversos programas de pós-graduação no Brasil, cujos interesses de investigação tenham por base ideias, intelectuais, textos e contextos. Em 2017, a temática escolhida é “Intérpretes do Brasil – estratégias de leitura”, uma das questões básicas e mais recorrentes na área do Pensamento Social brasileiro.
Os palestrantes se debruçarão sobre autores referenciais do ensaísmo social e do moderno romance brasileiro, com especial atenção às ficções regionais de Érico Veríssimo, de Jorge Amado e de José Lins do Rego nas décadas de 1930 e 1940. Também será objeto de estudo a reconstituição da história econômica do Brasil nas lentes de Caio Prado Junior, formulada no mesmo período dos referidos escritores, além da reinterpretação da obra de Machado de Assis à luz da abordagem sociológica de Roberto Schwarz, produzido no contexto dos anos 1960 e 1970.
Para participar, os interessados devem enviar seus projetos de pesquisa para a Comissão Organizadora do VII Ateliê do Pensamento Social. Para mais informações e inscrições, acesse o site.