A Fundação Municipal de Cultura (FMC) celebra neste mês o aniversário de uma das primeiras bibliotecas especializadas na infância e juventude do país: a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, que completa no dia 7 de fevereiro, 26 anos de criação. A instituição atualmente é referência nacional no atendimento de crianças, jovens e suas famílias, além de ser um dos pilares da política de promoção e incentivo à leitura e literatura desenvolvida na cidade.
Para marcar a data, a FMC promove neste sábado, dia 4 de fevereiro, a partir das 10h, uma grande roda de leitura aberta a crianças e jovens de todas as idades. Por meio da leitura compartilhada, o público será convidado a reencontrar as narrativas tradicionais como as fábulas e contos de fada. O evento tem entrada gratuita. A biblioteca fica na Praça da Estação, dentro do Centro de Referência da Juventude.
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH cumpre um papel múltiplo, que vai desde a formação de leitores, sua primeira vocação, a um importante espaço de pesquisa e formação de profissionais no campo da mediação da leitura. Criada em 1991, a Biblioteca disponibiliza um acervo atualizado de livros literários e informativos, revistas e jornais. Oferece ao público uma programação diferenciada, cujas atividades abrangem oficinas literárias e de produção de textos, clubes e rodas de leitura, saraus, palestras, encontros de formação de mediadores de leitura, encontros com autores, leitura e narração de histórias. Todas as atividades são voltadas prioritariamente para crianças e jovens. Dentro da FMC, a BPIJBH é a “cabeça” de uma rede que conta com mais vinte bibliotecas municipais, que estão nos centros culturais e nos centros de referência. Todas elas oferecem serviços de empréstimo e apoio à pesquisa e atividades de incentivo à leitura.
Em 2016, a biblioteca ganhou uma nova sede. Dentro do Centro de Referência da Juventude, a BPIJBH ficou mais confortável e acessível para a maioria da população. Atualmente o espaço conta com uma equipe interdisciplinar qualificada e comprometida com a formação de leitores e de mediadores de leitura, com um excelente acervo, oferecendo à cidade serviços e atividades que valorizam a cultura da infância e da juventude, por meio da leitura e da escrita, também em diálogo com outras linguagens artísticas.
|
FOTOGRAFIAS
AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1
UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).