FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Comunidade científica e comunidade tradicional se encontram em evento sobre Restinga de Massambaba no JBRJ

O livro “Restinga de Massambaba – Vegetação, Flora, Propagação e Usos” foi lançado ontem, no Museu do Meio Ambiente. Na ocasião, professores da UFF, UFRJ, UERJ e IFRJ trouxeram suas experiências e estudos multidisciplinares sobre esta área, localizada na Região dos Lagos, litoral do Rio.
Na abertura do evento, o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna, destacou que "a união da pesquisa do JBRJ com as comunidades tradicionais, demais instituições públicas e a família Aranha, que apoiou o projeto, está gerando um produto que fica e que o tempo não desgasta.”
E o diretor de pesquisas, Renato Crespo, destacou a importância do "investimento público que é feito através dos pesquisadores e do fomento à pesquisa" para que existam mais eventos relevantes como este”.
O livro traz informações botânicas sobre as espécies existentes na Restinga de Massambaba e imagens que refletem a beleza e a diversidade de cores e formas das diferentes formações vegetais da região.
Cyl Farney, pesquisador do JBRJ e um dos coordenadores do projeto de pesquisa e da publicação, fez um alerta para a degradação ambiental da Restinga de Massambaba, causada especialmente pela especulação imobiliária e o turismo desordenado, além dos fatores antrópicos.
Os dois representantes da comunidade de Arraial do Cabo foram apresentados pela pesquisadora do Jardim Botânico, Viviane Kruel, especialista em etnobotânica. Ela destacou que a publicação deste livro constitui, também, uma das formas de devolução do conhecimento à comunidade e um incentivo à perpetuação e valorização do saber local.
Após o lançamento, os autores prestaram uma homenagem a Sylvia Aranha em agradecimento ao patrocínio da família ao projeto. O evento encerrou com o professor Fabio Scarano prestando uma emocionante homenagem a sua ex mestra e também pesquisadora do JBRJ, Doroty Araújo, especialista em restinga.
O livro completo está disponível neste link