FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 9 de dezembro de 2018

Museu de Arte da Pampulha apresenta obras inéditas de Paulo Nazareth

O Museu de Arte da Pampulha apresenta a exposição “Faca Cega”, do artista brasileiro Paulo Nazareth. Serão expostas obras “site-specific” e outros trabalhos do artista que dialogam com o território da Região Metropolitana de Belo Horizonte e com a história do Museu. Trata-se de uma exposição inédita, constituída com obras provocativas, criadas ou reunidas especialmente para o contexto do Museu da Pampulha.

A exposição Faca Cega ocupará diversos espaços do Museu de Arte da Pampulha: seus jardins, o próprio espaço expositivo e a biblioteca. São mais de 40 obras em vários formatos, como desenhos, vídeos, coleções de objetos encontrados, fotografias e instalações.

Na programação, constam diversas ações artísticas, a apresentação de obras inéditas realizadas ao longo do período expositivo, tais como performances, situações e experiências em que o público é convidado a fruir e a interagir.  Do programa educativo, também constam atividades de mediação relacionadas à exposição. Um dos exemplos de intervenção no espaço externo do Museu é “Brasília - Jogos de Azar”. Paulo Nazareth adapta, no jardim projetado por Burle Marx, um modelo amarelo ouro de um automóvel que foi um dos carros-chefes do “milagre econômico”; duas máquinas de jogos eletrônicos e uma de música que podem ser usadas pelos visitantes.

Importante viés da obra do artista são as imbricações entre o animal e seu uso econômico. O que poderá ser vivenciado na obra “Escuta”, uma instalação que entrelaça nas colunas de inox do prédio um emaranhado de fios com dezenas de orelhas de porco defumadas e penduradas, e também no vídeo “Capando Porcos”, que poderá ser visto pelo público no auditório. Símbolos do desenvolvimento da própria cidade, a Pampulha e o projeto moderno são confrontados por meio da obra “Pagando o Preço” que propõe um passeio de ônibus percorrendo os diferentes ideais de cidade presentes em Belo Horizonte e adjacências, conectando e revelando contradições entre Palmital, Cidade Administrativa, Pampulha e Praça da Liberdade.
Formas de acesso:
Gratuito
Público
Público Geral
Faixa etária/Classificação:
A partir de 12 anos
Quando:
Abertura: dia 8 de dezembro, sábado, às 16h. Visitação: até 31 de março de 2018, terça a domingo, das 9h às 18h
Endereço:Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Bairro: Pampulha
Telefone:
3277-7996
E-mail:
map.fmc@pbh.gov.br