FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 9 de dezembro de 2018

Teatro em Construção: o Marília nos seus primeiros 20 anos


O Teatro Marília, um dos mais emblemáticos palcos da capital mineira, terá sua história retratada pela pessoa que inspirou seu nome. Marília Salgado, filha do ex-governador Clóvis Salgado (1906-1978), assina a curadoria da exposição “Teatro em Construção: o Marília nos seus primeiros 20 anos”. 

A exposição conta a história do Marília por meio de textos curtos, imagens e lembranças de alguns daqueles que estiveram envolvidos no fazer teatral e que assim fazem parte da memória da cidade de Belo Horizonte. A narrativa da mostra é baseada em três aspectos fundamentais da construção do teatro. O aspecto físico, no qual se destaca a construção do primeiro espaço destinado às artes cênicas. O aspecto artístico ressalta os grupos e artistas mineiros que se dedicaram a estudar, pesquisar e levar espetáculos de alta qualidade ao palco do Marília. Além do aspecto político, por meio da importância do teatro para a construção de uma resistência ao regime militar. 

A abertura da exposição, no dia 12, contará com a exibição do documentário “Primeiro Sinal – A História Do Teatro de Belo Horizonte – Dos Primórdios até 1980”, dirigido por Chico Pelúcio e Rodolfo Magalhães. Documentário que traça um panorama do que foi feito e do que existiu desde os anos iniciais de produção teatral em BH até os anos 80 e reflete sobre a valorização e o reconhecimento dos artistas da capital mineira, cidade que, até pouco tempo, não dava espaço para os artistas locais que se viam obrigados a procurar outras profissões ou outros rumos em eixos de maior produção cultural como São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Formas de acesso:
Gratuito
Público
Público Geral
Quando:
Abertura: dia 12 de dezembro, às 19h. Visitação: até 3 de março 2019, segunda a quinta, das 10h às 18h; de sexta a domingo, das 10h às 20h
Endereço:Av. Alfredo Balena, 586
Bairro: Santa Efigênia
Telefone:
3277-4697
E-mail:
tm.fmc@pbh.gov.br