FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Funcionalidade inovadora permite cálculo da variação de preços no orçamento individual

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) calcula a inflação do país (IPC-Br), que é uma média da variação de preços dos principais produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras, totalizando mais de 300 itens. Recém-lançado pelo FGV IBRE, o Portal da Inflação é uma plataforma que reúne informações sobre os índices que mensuram a variação de preços do país e outros indicadores que impactam no comportamento dos preços. Uma de suas principais e inovadoras funcionalidades é permitir ao usuário que calcule a sua inflação individual.
A ferramenta leva em consideração o perfil do gasto pessoal. O usuário insere quanto gastou no mês com cada tipo de despesa como supermercado, aluguel, material escolar, transporte e plano de saúde, por exemplo, e gera um relatório. Além de poder comparar a sua inflação com a média nacional, é possível saber qual o percentual que é gasto com cada item.
Segundo Pedro Guilherme Costa, pesquisador do FGV IBRE e um dos responsáveis pelo novo Portal, é um bom momento para incentivar o brasileiro a ter melhor educação financeira, já que o Plano Real completará 25 anos em 2019.
“É um momento de ambiente mais maduro com relação ao controle dos preços, em que as pessoas de uma maneira em geral podem acompanhar os resultados da inflação. Certamente pode ajudar na educação financeira. É interessante olharem mesmo o núcleo, que é algo mais técnico, porém apresentado de forma simplificada, para entenderem melhor as variações de preço de curto prazo, mas de maneira consistente”, explicou.
O portal também contém uma seção com informações básicas sobre inflação – conceito, exemplos, principais indicadores e percepção da inflação. O objetivo é possibilitar aos leigos no assunto o entendimento sobre o índice e aprender a controlar a própria inflação, além deconhecer melhor o fenômeno da inflação (ou variação de preços) e como isso afeta a economia e o nosso dia a dia.
O Portal da Inflação possui outros conteúdos que o ajudarão a analisar a inflação no Brasil. Para conhecer a plataforma, acesse o site.