Escrito por Melanie Lovatt, líder da equipe de Poten & Partners ' LNG Finanças nos mercados mundiais |
Tem havido especulação considerável na indústria de GNL sobre se instalações de liquefacção de flutuação pode ser projeto financiado pelos credores da mesma forma como as operações terrestres. A possibilidade está crescendo como o número de projetos propostos FLNG atinge uma massa crítica, com outros desenvolvimentos sugerindo também é cada vez mais provável.
Da China Export-Import Bank e International Finance Corp, do Banco Mundial disse que eles estavam planejando para fornecer financiamento para Caribe GNL na Colômbia. Isto permitiria patrocinadores para trazer os bancos comerciais após a conclusão do projeto. Mas uma estrutura mais clássica de project finance pode ser adotado por jogador de petróleo e gás Africano focada Ophir Energy, que escolheu para monetizar suas reservas Bloco de R na Guiné Equatorial via FLNG. Idealmente, os bancos comerciais gostaria de ver um histórico operacional FLNG antes de considerar a possibilidade de financiamento através de uma estrutura de financiamento de projetos, porque eles têm pouco apetite para novo risco tecnologia. Mesmo que eles abraçaram, os bancos cobram um prêmio robusto. Mas é incerto se um projeto FLNG estará em operação, e muito menos ser capaz de se vangloriar um bom historial de funcionamento, quando o projeto Guiné Equatorial e outros estão prontos para buscar financiamento. Floater 3,6 MMt / y Prelude da Shell, primeiro FLNG do mundo para chegar a uma decisão final de investimento, está em construção, mas não se espera que este projeto de US $ 12 bilhões em bacia do Navegar na costa noroeste da Austrália para iniciar até 2016. Também é sendo o equilíbrio pela Shell financiado folhas. Enquanto muitas outras estão planejadas, os únicos outros projetos FLNG para alcançar FID até agora são o GNL mencionada Caribe, patrocinado pela Exmar e Pacífico Rubliales, prevista para o arranque no segundo trimestre de 2015, e as operações para Petronas visando reservas offshore da Malásia. PFLNG-1 é devido a entrar em operação no quarto trimestre de 2015 e PFLNG-2 em 2018. Os bancos comerciais são esperados para participar do financiamento LNG Caribe, numa fase posterior. Inicialmente, Exim da China e do IFC irá fornecer financiamento. A participação da China veio com a insistência do uso de um pátio interno. Os dois estão fornecendo financiamento com um custo de projeto desalavancado de US $ 250 milhões, com base em um custo divulgado publicamente de pouco menos de US $ 500 por tonelada de capacidade instalada. Enquanto a maioria dos banqueiros acreditam que FLNG pode garantir o financiamento dos bancos comerciais através de financiamento do projeto, antes mesmo de FLNG tem um histórico comprovado, existem obstáculos a serem superados. "Com certeza ele pode ser projeto financiado. Mas há questões, há toda uma infinidade de questões ", comenta um banqueiro. Conclusão de Apoio Vita l Em primeiro lugar, dado FLNG é uma nova tecnologia, o suporte a conclusão do projeto e testes rigorosos antes de completar esse apoio é lançado será exigido pelos credores, pelo menos para os primeiros projetos. Para os maiores players, dando suporte a conclusão não seria um problema, mas para as pequenas empresas, pode ser uma dor de cabeça. Pode haver uma grande discrepância entre as despesas de capital FLNG necessário, tipicamente 2000 milhões dólares-plus, eo balanço do patrocinador do projeto e / ou a empresa de serviços de fornecimento de navio FLNG em regime charter. Protegendo um contrato turnkey quantia de empreiteiros é complicado porque o casco e topsides são provenientes de diferentes provedores. Alguns dos fabricantes de casco, como os grandes estaleiros da Coreia do Sul, teria os meios para apoiar a conclusão da construção, mas estes "wraps" atrair um prêmio de preços e, portanto, poderia bata até os custos do projeto. Apesar dos problemas do setor FLNG nascente terá de superar para financiamento de projetos, obtenção de fundos através deste tipo de estrutura é, no entanto, desejável porque uma vez que o apoio conclusão é liberado é non-recourse aos patrocinadores. É, portanto, protege balanço de uma empresa - o pior cenário que pode se afastar de um projeto não - e também fornece uma proteção contra os passivos contingentes de parcerias. FPSO como um modelo O project finance é agora rotina em (FPSO) o setor de flutuante de produção, armazenamento e descarga e banqueiros dizem os convênios que foram desenvolvidos ao longo do tempo, provavelmente, proporcionar um melhor modelo para FLNG project finance de clássicos de GNL financiamentos de projetos e financiamentos para os navios de GNL. FPSOs são projeto financiado e não como normalmente seria típico, com vasos, apesar de alguns navios de GNL financiamentos realizar convênios estilo projeto financiado em ativos. "Para FPSOs agora é bog padrão para tirar navios e bater nos costados, mas para o primeiro que foi um processo muito preocupante para passar o due diligence", lembra um financiador. O valor do financiamento de um navio pode garantir é baseado em seu valor - os credores podem aproveitá-la se os padrões do mutuário do empréstimo. De maneira semelhante, os credores podem tomar hipoteca sobre um FPSO e encerrar se o mutuário padrões em seus pagamentos de empréstimo. Mas, em termos práticos, isso realmente não funciona bem para FPSOs, ou para unidades FLNG. Seria difícil de realizar porque uma vez que estas unidades são implantadas, ao contrário de navios regulares ou embarcações de GNL clássicos, eles raramente, ou nunca, doca no porto e pode ser localizado na zona económica exclusiva de países em que qualquer tentativa de apreendê-las via o sistema judicial poderá ser complexo, demorado e caro. Uma vez que um vagabundo está no site, é improvável que se movem - portanto, é importante que os credores estão confortáveis com a economia do projeto. "Silêncio Prazer" ou passo em cláusulas que estabelecem um afretador pode usar o activo sem perturbação de outros partidos - o credor e proprietário do navio - também irá limitar a apreensão de bens pelos credores. Geralmente há mais período de 90 dias que impede que os credores que apreendem um FPSO. Mas a calma cláusula prazer estipula que os credores ser notificado se o afretador deve rescindir o contrato. Isto dá credores tempo para tentar resolver todos os problemas, a fim de preservar o fluxo de caixa e, portanto, o serviço da dívida. Se um FPSO é financiável é determinado pela posição de crédito do afretador, possivelmente apoiado por uma garantia bancária ou carta de crédito, quando necessário, e patrocinar apoio como suporte conclusão. O FPSO pode ser implantado através de um fretamento ou tempo charter. Não há pagamento de diária para a disponibilidade do FPSO e sua fundos operação de amortização da dívida. A disponibilidade do ativo é uma questão fundamental, porque as condições marinhas são tais que a utilização de 95%-plus é difícil garantir, que vai afetar a capacidade de um patrocinador para aumentar a dívida para o projeto. O offtaker precisa ser capaz de tolerar as interrupções, e ao mesmo tempo o projecto deve ainda continuar a credores serviço. Como resultado de interrupções esperados o comprador pode visam garantir preços mais baixos. Afretadores tem direitos de rescisão sobre o FPSO, mas a indenização deve ser pelo menos o nível da dívida pendente e ser capaz de cobrir quaisquer outros encargos de financiamento pendentes, tais como rescisão de contrato de swap. Em caso de inadimplência proprietário, o afretador não precisa fazer o pagamento para o proprietário. Cláusulas de Força Maior Para FPSOs, cláusulas de força maior são fundamentais para a bancarização. A taxa diária reduzida normalmente é pago durante um evento como esse, e rescisão do contrato é permitida se força maior continua para além de um período especificado. Mas, em caso de rescisão, os bancos exigem um pagamento de rescisão substancial pelo fretador, especialmente se as cláusulas de força maior cobrir eventos disparados por ação do governo anfitrião, tais como desapropriação. Garantir cobertura de seguro também pode ser problema para FSPOs e isso vai causar problemas para as embarcações FLNG, que deverão custar ainda mais. Esses vasos grandes subirá contra limites muito rapidamente no mercado de seguros tradicional. Isso fez com que operações como FLNG Prelude da Shell e algumas das unidades FPSO maiores são ou auto-seguro ou parcialmente auto-segurado pelo patrocinador. Para superar os problemas de financiamento FLNG, pode haver necessidade de ser contribuições de capital mais elevados de todos os participantes, tais como patrocinadores, prestadores de serviços, offtakers, etc, do que é típico para financiamento de projetos. O índice de alavancagem financeira usual para projetos de GNL tende a ser 70:30 dívida em capital, mas isso pode ser difícil de alcançar nos primeiros FLNG financiamentos de projetos. Este é susceptível de encorajar alguns patrocinadores para buscar financiamento de capital. Bancos e agências de crédito à exportação (ECAs) já apoiou o lado do capital próprio de um projeto FLNG. Em fevereiro de 2013, Inpex do Japão garantiu um empréstimo de US $ 1 bilhão para pagar por sua participação de 17,5% no Prelúdio e campos de gás Concerto e financiar sua parte do projeto Prelude FLNG da Shell. O Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC), que é ECA do país, desde 600 milhões dólares americanos com o resto vem de um trio japonês Bank of Tokyo Mitsubishi UFJ, Mizuho e Sumitomo Mitsui Banking Corp Embora as lições aprendidas a partir de FPSO project finance pode ser aplicado a FLNG, que ainda vai levar tempo para financiamentos de projetos FLNG para evoluir. Em última análise, o financiamento para FLNG poderia ser um híbrido de financiamento de projetos de estilo de GNL e estruturação lastreados em ativos. Mas é animador para o setor de FLNG que o apetite do banco permanece forte para FPSOs, clássico projetos de GNL e financiamentos navio de GNL. O artigo é uma adaptação de Poten & Partners 'LNG Finanças nos mercados mundiais relatório de pesquisa. O novo relatório trimestral oferece uma visão por trás das cenas em actividades de angariação de fundos na indústria de GNL. Melanie Lovatt é Team Leader para LNG Finanças nos mercados mundiais. |