FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PRAÇA DE CONVIVÊNCIA DO MM GERDAU RECEBE O BANCO DOS SABERES

Exibindo Banco dos Saberes 2 - por Gláucia Rodrigues.jpg




Em sua quarta edição, o evento reúne diversas atividades que visam o compartilhamento de saberes,
a troca de experiências e o espírito colaborativo. Sábado, 6 de dezembro, às 14h, com entrada franca

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário – instituído em 5 de dezembro pela Assembleia Geral da ONU, há quase 30 anos –, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, abre suas portas no dia 6 de dezembro de 2014, às 14h, para receber os voluntários do Banco dos Saberes, que ocuparão a Praça de Convivência do Museu. O público terá a oportunidade de participar de oficinas com vários temas, entre eles artesanato, meditação, educação ambiental, jogos e brincadeiras, dança, entre outras. A entrada é franca.

Após três edições este ano – duas na Praça da Liberdade no primeiro semestre e uma na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, em outubro –, o quarto evento sediado no MM Gerdau terá oficinas de diferentes temáticas, como meditação (com Valéria Ferreira, Gal Rosa e os grupos Sohaja YogaBrahma Kumaris), partos (Kalu Brum), educação ambiental (Greenpeace/Danielle Apolinário), guarda-roupa sustentável (Review/Bruna Miranda), danças como zumba (Ashley Bernardes) e dança do ventre (Carla Paixão), feira de troca de brinquedos e livros infantis (Vai ter bolo/Pollyana Xavier),jogos e brincadeiras (Lili Ito), roda de pião (Jotaerre), contação de histórias (Virgínia Guia Cândido e Maria Célia Nunes), caderno de receitas (Flávio Dornas), tricô e crochê (Vestíveis Urbanos, Vó Aparecida e cooperativa Feito Vó) e mosaicos de papel (Maria Angélica Vespúcio).

O Banco dos Saberes é uma iniciativa promovida por um grupo multidisciplinar de voluntários, que ocupam criativamente os bancos de praças de Belo Horizonte. O objetivo é compartilhar saberes, divulgar produtos e serviços de empreendedores criativos, promover o bem-estar e estimular o espírito colaborativo. As atividades acontecem em praças para incentivar o uso e a democratização dos espaços públicos, gerando afeto e relações harmoniosas entre as pessoas e com a cidade.

O evento é realizado pelo coletivo CoLab 4D-BH, que faz parte da rede internacional Colaboratórios 4D. O grupo de Belo Horizonte é composto por empreendedores de diversas áreas: moda, gastronomia, geologia, meditação, educação, arte e cultura, comércio, jornalismo, design, publicidade, atividades de bem-estar, entre outras. A organização geral é de Lili Ito, Lucas Megale, Márcia Guimarães, Regina Oliveira e Jotaerre Silva.

O Banco dos Saberes é fruto do curso Prosperidade 4D: Economia criativa e colaborativa, ministrado em fevereiro último pela especialista na área Lala Deheinzelin, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. Para alcançar resultados, é utilizada a Visão 4D, que permite mensurar e mapear os recursos tangíveis e intangíveis nos quatro pilares da sustentabilidade: ambiental, financeiro (monetário e solidário), social e cultural.


SERVIÇO

Dia Internacional do Voluntariado: Banco dos Saberes
  • Data: 6 de dezembro de 2014, sábado
  • Local: Praça de Convivência – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 14h
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca