De 21 a 23 de maio de 2015, o XIV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva e o II Congresso Mineiro de Nutrição em Terapia Intensiva serão realizados no Minascentro (região central de Belo Horizonte) e terão como tema central a “Mobilização precoce em cuidados intensivos e novos horizontes de segurança e qualidade”.
A cada dois anos, a Somiti se prepara para oferecer a mais de mil profissionais intensivistas, de várias especialidades (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos intensivistas e emergencistas, odontólogos e psicólogos) um espaço de discussão científica sobre os principais temas da especialidade, que envolvem o cuidado, cada vez mais humanizado e de qualidade, ao paciente crítico.
Cada vez mais, a preocupação com a segurança assistencial é motivo de discussões e de elaboração de estratégias, visando a redução dos danos aos pacientes. A mobilização precoce do paciente crítico tem se mostrado eficaz, devendo ser estimulada em todas as unidades de terapia intensiva. Nesse contexto, a discussão, a troca de informações e o debate entre os profissionais da área são essenciais para que a Medicina Intensiva mineira continue avançando.
Em 2015, decidimos levar o Congresso Mineiro para o Minascentro, local central e de fácil acesso.
Com essa mudança, a Somiti espera alcançar um maior número de participantes, principalmente vindos de outras regiões do estado. A grade científica é outro ponto que merece destaque.
Até o momento, a Comissão Científica do evento tem confirmada a presença de seis palestrantes internacionais. São eles: o médico Andrés Esteban (Espanha), a enfermeira Carol Thompson (Estados Unidos) e os pediatras Alexandre Rotta e Jerry Zimmerman (ambos dos Estados Unidos), o também pediatra e anestesiologista Kanwaljeet Anand (Índia) e o fisioterapeuta Miguel Gonçalves (Portugal).