FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 1 de março de 2015

Assim Vivíamos: retratos de um país entre duas épocas



Desde  25 de fevereiro até 29 de março, o Sesc Palladium recebe o projeto Assim Vivíamos: retratos de um país entre duas épocas. Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a iniciativa apresenta ao público imagens que retratam aspectos da vida cotidiana da União Soviética e da Rússia pós-soviética por meio de fotografias do russo Vladimir Lagrange, considerado um dos maiores fotógrafos vivos do país eslavo. Além disso, de 25 de fevereiro a 15 de março, serão exibidos filmes contemporâneos que refletem o olhar crítico de cineastas sobre alguns dos mais importantes acontecimentos que marcaram a Rússia durante o século passado.


EXPOSIÇÃO
As fotografias de Vladimir Lagrange são marcadas pelo respeito e a admiração pelo “homem simples” e virtuosa composição das imagens, do surrealismo através do qual, muitas vezes, explica visualmente a União Soviética. Acompanhado, é claro, do senso de humor extraordinário do artista moscovita. A mostra Assim Vivíamos: retratos de um país entre duas épocas propõe uma reflexão sobre a história contemporânea e os valores humanos.


CINEMA RUSSO CONTEMPORÂNEO
Durante a mostra serão exibidos filmes relevantes para a história do cinema russo e do próprio país, como Penitência, de Tenguiz Abuladze, considerado marco da Perestroika nas artes visuais; Garota Internacional, de Piotr Todorovskiy, um dos primeiros filmes a abordar o tema da prostituição na União Soviética; O assassino do Czar, de Karen Shakhnazarov, que conta a verdadeira história sobre o assassinato da família imperial russa e O Sol Enganador, de Nikita Mikhalkov, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994.


MESA REDONDA
No dia 26 de fevereiro, às 20h, será realizada uma Mesa Redonda com o tema O Cinema da Perestroika e o cinema da Rússia pós-soviética: evolução ou revolução?. Serão abordados aspectos de uma das épocas mais importantes da história cinematográfica da Rússia.

O encontro contará com palestras do jornalista e tradutor Irineu Perpétuo; do Mestre em Cultura e Sociedade e doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFBA, Diogo Carvalho; do curador Luiz Gustavo Carvalho e da russa Maria Vragova, mestre em filologia da língua e literatura portuguesa. Vragova tem contribuído como produtora em projetos relacionados com a arte e estabelecido um elo cultural entre o Brasil e a Rússia. A mediação será feita pelo músico e produtor cultural Francisco Cesar. O encontro será realizado no Cine Sesc Palladium com entrada gratuita e retirada de ingresso 2h antes do encontro. O espaço está sujeito a lotação.



Exposição
Abertura dia 24/02 às 20h, no Mezanino do Sesc Palladium
Período expositivo: 25/02 a 29/03
Horário: 9h às 21h
Local: Mezanino do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada gratuita
Classificação: livre

Cinema
Data: 25/02 a 15/03
Local: Cine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada gratuita com retirada de ingresso 2h antes da sessão. Espaço sujeito a lotação.

Mesa Redonda

Data: 26/02
Local: Cine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada gratuita com retirada de ingresso 2h antes das sessões. Espaço sujeito a lotação.

Informações sobre o evento (público):
 (31) 3270-8100