FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 18 de março de 2015

MHAB recebe lançamento do livro Negrismo, de Luiz Henrique Silva



A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), recebe nesta terça-feira, dia 17, a partir das 19h30, o lançamento do livro “Negrismo: percursos e configurações em romances brasileiros do século XX”, de Luiz Henrique Silva. O evento tem entrada gratuita.
Segundo o autor, o livro procura estabelecer o conceito de "negrismo", ou seja, procedimento e linhagem, marcados principalmente pela representação artística do universo negro, por partir do olhar de autores brancos, todavia sublinhados por um lugar social de mediação: nem retoma o etnocentrismo típico do século XIX, tampouco se insere na chamada literatura afro-brasileira. “No final da análise, perceberemos que estes textos/discursos/autores reiteram à proposta da miscigenação, cujo vetor é a diluição do fenótipo negro no âmbito da sociedade brasileira. É uma solução que abranda os conflitos de natureza étnica que estes textos propõem”, afirma Luiz Henrique Silva que estuda as relações entre literatura e diversidade cultural com ênfase nas questões étnicas, desde 2002.
O autor explica que a ideia do livro surgiu ao longo de seus estudos realizados desde a graduação, quando foi percebendo que havia uma apropriação do universo negro em nossa literatura a partir do lugar de mediação e conciliação dos problemas étnicos. “Percebi que havia um fenômeno também chamado de negrismo, corrente no caribe, mas com sentido distinto. E fui montando o quebra-cabeça, até chegar às vanguardas europeias e aos cubistas. Depois, o percurso foi inverso: estudar como o negrismo se manifesta, onde e como” afirma Luiz Henrique Silva.
O autor
Luiz Henrique Silva de Oliveira é doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG (2013), onde também concluiu mestrado em Teoria da Literatura (2007) e Graduação em Letras Língua Portuguesa (2004). Atuou como Técnico de Nível Superior (Literatura) no Departamento de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2010). Foi Diretor da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (2011-2012) e Chefe do Departamento de Planejamento e Coordenação da referida Fundação (2013). Atualmente, é Professor do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais - CEFET-MG, em Belo Horizonte. Escreveu o livro Poéticas negras: representações do negro em Castro Alves e Cuti (2010), e diversos artigos sobre literatura e diversidade cultural.
Mais informações: (31) 3277-8573