FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Terraço Astronômico encerra sua temporada de observações em 2015 com lançamento de livro e contação de histórias

Uma noite especial
Terraço Astronômico encerra sua temporada de observações em 2015 com lançamento de livro e contação de histórias


Na próxima quinta-feira, 29 de outubro, o Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG encerra sua temporada de observações em 2015 com uma noite especial. Juntamente às atividades de observação de corpos celestes, a escritora Fabiana Beghini fará o lançamento do livro Observando o Céu (Editora Miguilim), voltado especialmente para o público infantil. Para além das atividades no Terraço, o evento contará com a presença da autora, contação de histórias relacionadas ao universo da Astronomia e a venda dos livros. As atividades são gratuitas, acontecem a partir das 19h, e a distribuição de senhas para acesso para a observação tem início às 17h30, na recepção do museu.

Acendendo a curiosidade das crianças

“Observando o Céu” é o terceiro livro lançado por Fabiana Beghini dentro da “Coleção Universo”, publicação da Editora Miguilim. Quando escreveu o primeiro deles, “Um pedacinho do Céu”, a autora não esperava que o livro pudesse ser finalista do prêmio Jabuti. “Foi uma surpresa! Na verdade eu escrevi intuitivamente, para o meu sobrinho. Sempre gostei de ler e percebi que, quando ele tinha uns dois anos, só havia um livro que prendia sua atenção. Como também sempre me interessei por astronomia resolvi escrever para ele sobre o tema. Ele gostou muito, mas, só depois de muito tempo, acabei  convencida a publicar o livro”, explica  a escritora.  Com textos curtos,  ilustrações chamativas e  assuntos que podem ser abordados com facilidade, seus livros paradidáticos ganharam grande repercussão entre crianças e adultos. Para Fabiana, o grande diferencial da produção é a forma como os conteúdos são abordados. “O livro tem que ser interessante para a criança e para o adulto que vai ler para ela. Eles também têm que se interessar pela experiência. Além disso, os conteúdos podem ser tratados de maneira simples, mas sem perder o viés científico”, afirma.

Observação no Terraço Astronômico

Este ano, o dia 29 de outubro marca o encerramento da temporada de observação no Terraço do museu devido à movimentação da Terra. “Na medida em que nos aproximamos do solstício de verão, o Sol fica cada vez mais tempo acima do horizonte. O horário de verão brasileiro também contribui para que o céu fique escuro cada vez mais tarde, indo além do horário de funcionamento do Museu”, explica Leonardo Soares, do Núcleo de Astronomia do Espaço. Em função de todos esses fatores, o museu retorna suas atividades normais no Terraço somente no início do mês de abril do próximo ano. O acesso é permitido mediante a retirada de senha individual, na recepção do museu. Nos dias de observação, 120 senhas são distribuídas, por ordem de chegada, a partir das 17h30. A entrada é gratuita.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a  UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Observação no Terraço Astronômico – último dia da temporada 2015
Lançamento do Livro “Observando o Céu”, de Fabiana Beghini, com contação de histórias
Data: 29 de outubro, a partir das 19h. Distribuição de senhas a partir das 17h30, na recepção do museu.
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Atividades gratuitas