FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

XVII Enerj

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) realiza, dia 27 de novembro, o XVII Encontro de Energia do Rio de Janeiro (Enerj). O evento reunirá representantes dos setores público, privado e de concessionárias fornecedoras de energia. Na abertura do encontro, o presidente da ACRio, Paulo Protasio, faz um balanço sobre os 25 anos do Enerj. Os presidentes da Petrobras e de Furnas Centrais Elétricas, além de outros especialistas, também participam.
No primeiro painel, intitulado “O potencial da descentralização energética”, o objetivo é discutir os efeitos do processo de produção elétrica de forma descentralizada em contraponto ao processo de geração centralizada que domina o setor elétrico por mais de um século. Os palestrantes serão Paulo César Fernandes da Cunha, consultor sênior da Fundação Getúlio Vargas; Elena Landau, advogada do Sérgio Bermudes Advogados; e Paulo Roberto Pinheiro Pinto, presidente da Light.
O painel “Petróleo e Gás no RJ / Comperj”, pretende discutir a situação dos mercados de petróleo e gás no mundo e no Brasil, considerando seus usos prioritários, com uma visão do futuro do Pré-Sal e suas implicações na economia brasileira, em particular no Rio de Janeiro.
Os palestrantes serão Aldemir Bendine, presidente da Petrobras; Marco Antônio Vaz Capute, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, indústria e Serviços do Rio de Janeiro; Segen Farid Estefen, professor do Programa de Engenharia Oceânica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Gradução e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ); e Goret Pereira de Paulo, consultora sênior da Fundação Getúlio Vargas.
O último painel, “Geração hidroelétrica com reservatório e uso múltiplo da água”, pretende discutir a conjuntura brasileira e mundial, relativa à escassez de água. As palestras ficam por conta de Flavio Decat de Moura, diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas; José Paulo Soares Azevedo, professor de Engenharia Civil do Coppe-UFRJ; Luiz Pinguelli Rosa, mestre em Engenharia Nuclear do Coppe-UFRJ.
A palestra de encerramento do evento, intitulada “Visão do futuro energético – Plano 2050”, será realizada pelo ex-presidente da ACRio, da Light e da Eletrobrás, José Luiz Alquéres.
As inscrições para o ENERJ podem ser solicitadas através do endereço eletrônicoconselhosconf@acrj.org.br.