FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 11 de abril de 2016

FGV inicia Programa Internacional de Seminários

No dia 1º abril, a Fundação Getulio Vargas sediou a abertura do Programa Internacional de Seminários em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública.  O evento contou com a participação dos representantes da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, Christian Asinelli, diretor de Desenvolvimento Institucional, e Victor Rico, diretor e representante da CAF no Brasil. Também participaram da cerimônia o diretor Internacional da FGV, Bianor Cavalcanti, e o gerente de Projetos do Centro Latino-Americano de Políticas Públicas (CLPP) da Diretoria Internacional (DINT), Rivail Cerqueira.
O Programa faz parte da iniciativa da CAF para o fomento de pesquisa e produção de conhecimento nas áreas de gestão pública e liderança, com grade curricular elaborada pela George Washington University, nos EUA. Há 15 anos, é realizado em 11 países da América Latina e já formou mais de 15 mil participantes. A primeira edição no Brasil está sendo realizada pela FGV, entre abril e julho deste ano, com execução pelo CLPP.
A entrada do Brasil no Programa de Governabilidade decorre de compromisso firmado entre o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o presidente executivo da CAF, Enrique Garcia, em 2015, no I Encuentro Regional de Egresados CAF de Gobernabilidad y Liderazgo, sediado na FGV, que propôs dar início a uma rede latino-americana de profissionais ligados à gestão pública.
O conteúdo do Programa revisita, em novas bases, os objetivos e abordagens da Escola Interamericana de Administração Pública (EIAP) da FGV que, entre 1964 e 1986, formou cerca de 6 mil alunos de 19 países da região. A EIAP esteve baseada na FGV e seu corpo docente era formado por professores brasileiros e de outros países latino-americanos que se dedicavam à pesquisa e ao aperfeiçoamento de especialistas em administração pública. Na ocasião, o vice-presidente da FGV e governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dorneles, compôs o quadro de professores da Escola. A iniciativa atual busca utilizar a experiência e o conhecimento que a FGV acumulou por mais de 71 anos de história, e que foram aplicados durante a existência da EIAP, para capacitar novos profissionais brasileiros.
O Programa de Seminários tem carga-horária de 127 horas e conta com 113 participantes. Como conclusão, serão apresentados 23 projetos que apresentem propostas de soluções específicas e viáveis para problemas encontrados em suas esferas de atuação. Estes projetos poderão ser incluídos pela CAF em um banco de dados cooperativo de boas práticas em políticas públicas, que reunirá respostas inovadoras aos desafios de toda a América Latina.