A disponibilidade adequada e socialmente bem distribuída de energia – em suas diferentes formas – é reconhecidamente um dos fatores mais importantes para a criação e manutenção de uma sociedade desenvolvida. A energia elétrica tem, neste contexto, um papel predominante. Estes fatos são sobejamente conhecidos e são, ou deveriam ser, os critérios básicos a orientar as políticas e os investimentos públicos voltados para atender estas necessidades.
O Brasil é um país rico em recursos hídricos os quais sabidamente tem capacidade de produzir uma parcela importante das necessidades atuais e futuras de uma população atual de 205 milhões de habitantes que atingirá, segundo projeções, 223 milhões em 2030 e evitar ao máximo a alternativa de produção térmica poluente e cara. A energia hidráulica, reconhecidamente uma energia limpa e renovável, responde hoje por aproximadamente 80% do consumo nacional. Produzida principalmente em grandes centrais tem um horizonte de desenvolvimento centrado na Região Norte. Por outro lado, ainda existem muitas oportunidades de desenvolvimento de pequenas centrais nas regiões sul e sudeste-centro oeste, que representam hoje aproximadamente 77% da demanda nacional. Se racionalmente aproveitadas estas oportunidades significam uma grande contribuição à geração de energia limpa e renovável, necessária ao desenvolvimento do país. A primeira parte deste simpósio visa discutir ideias e possibilidades ligadas à contribuição das pequenas e médias centrais ao atendimento das necessidades nacionais.
A segunda parte deste simpósio irá analisar os aspectos ligados à geração de carga em usinas de acumulação bombeada. Estas centrais tem o objetivo de gerar potência elétrica (kW) durante as horas de máxima demanda de potência de ponta, permitindo a operação balanceada do sistema. No Brasil existem estudos de implantação deste tipo de usina nos contrafortes da Serra do Mar, próximos à grandes centros como São Paulo e Rio evitando o transporte de capacidade de usina distantes. Há entretanto necessidade de modificações institucionais e legais para viabilizar sua operação. Estas importantes questões serão discutidas neste simpósio.
O CBDB espera que as ideias e discussões que vão ocorrer no simpósio produzam ações objetivas por parte de todos os atores envolvidos nestes temas.
Data
27/04/2016 a 28/04/2016
27/04/2016 a 28/04/2016
Promotor
Núcleo Regional de Santa Catarina
Núcleo Regional de Santa Catarina
Local
Hotel Majestic Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 - Centro - Florianópolis - SC
Hotel Majestic Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 - Centro - Florianópolis - SC
Email
xspmch@cbdb.org.br
xspmch@cbdb.org.br