FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA SEM FINS LUCRATIVOS

domingo, 30 de julho de 2017

Encontro de comercializadores de energia debate modelos de planejamento e programação de operação

O debate do Encontro dos Comercializadores de Energia do Rio de Janeiro, realizado no dia 24 de julho, pela FGV Energia, foi sobre o tema “Aprimoramento dos Modelos de Planejamento e Programação de Operação”.
Apresentado por Mário Daher, gerente executivo de Planejamento da Operação Eletroenergética do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o encontro abordou assuntos como os desafios do operador em face das transformações em curso no setor elétrico, particularmente as propostas para o aprimoramento do Marco Legal, colocadas em Consulta Pública pelo Ministério de Minas e Energia.
Participaram do encontro o presidente da Associação dos Comercializadores de Energia – ABRACEEL, Reginaldo Almeida de Medeiros, e representantes das empresas COPEL, Energisa, Eneva, Furnas, Light, NC Energia, Hydro, Positiva, Thissenkrupp, Voltalia e Wartsila.
“Foi muito positivo para os agentes interagir com o ONS e constatar o alinhamento entre a operação e o planejamento do sistema, demonstrado na palestra. Também foi esclarecedor compartilhar as visões de futuro e verificar como o operador está se preparando para enfrentar as transformações previstas para o setor”, avaliou Caio Picanço, representante da ENEVA, uma das empresas participantes.