FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 11 de julho de 2017

LABJUNTOS - Licença Social

O próximo #LabJuntos da Approach, dia 12 (quarta) será com a Nísia Werneck sobre “Licença social para operar (LSO): Construindo junto com as comunidades”. Vagas limitadas. Inscrições via site.
O termo surgiu há mais de dez anos em um contexto em que a vigilância ambiental era aplicada pelos órgãos legais, social e pela população especialmente sobre algumas indústrias, como a de energia e mineração. Esse cenário mudou e hoje é um mecanismo quase essencial em diversos segmentos de indústrias e inclusive no ramo de serviços. Neste encontro, Nísia Werneck, da NOW Consultoria e Projetos, irá falar das transformações da relação entre empresas e sociedade em um tempo no qual a ética, a transparência e a honestidade conquistam cada vez mais espaço nas agendas. Neste contexto, a Licença Social para Operar deixa de ser uma questão essencial somente para as mineradoras e empresas de energia, que necessitam dela para suas instalações e operações, para ser relevante a todos: empresas e sociedade.
Mini-entrevista
O que é a Licença Social para Operar?
A Licença Social para Operar (LSO) se refere à aceitação ou apoio que uma empresa recebe para seus empreendimentos e iniciativas por parte de seus stakeholders, principalmente a sociedade. O conceito surgiu há mais de dez anos em um contexto em que a vigilância ambiental era aplicada pelos órgãos legais, social e pela população especialmente sobre algumas indústrias, como a de energia e mineração. Esse cenário mudou e hoje é um mecanismo quase essencial em diversos segmentos de indústrias e inclusive no ramo de serviços.
Qual a sua importância no mercado atual?
A licença social é um processo de condita, de relacionamento com a sociedade, um selo de confiança conquistado pela empresa. É aderido pelas empresas a partir de uma demanda do próprio mercado, da sociedade.
Quais os benefícios para a empresa e para a sociedade?
E os benefícios passam pela facilitação de um diálogo com a sociedade e mesmo internamente, uma vez que a metodologia aplicada para adquirir a licença figura como uma forma de operacionalizar, quantificar e até mesmo justificar os investimentos e ações sociais internamente nas empresas. Figura como uma ferramenta da área de Responsabilidade Social. E para a sociedade contribui com que as empresas e marcas sejam mais transparentes.
Nísia Duarte Werneck
Sócia diretora da NOW Consultoria e Projetos. Professora associada da Fundação Dom Cabral, consultora com atuação recente junto ao Instituto C&A, Fundação Itaú Social e Instituto Natura. Ao longo da vida profissional atuou como consultora de diversas empresas (Petrobras, Vale, Holcim, Furnas, CPFL, etc), organizações e movimentos sociais (Fundação Avina, Pacto de Minas pela Educação, Todos pela Educação, etc) e órgãos públicos (Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e outros). Co-autora, com José Bernardo Toro , do livro Mobilização Social, um modo de construir a democracia e a participação (Editora Autêntica).