FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Seminário debate governança inovadora para crescimento dos países do BRICS

Com a proposta de debater a “Governança Inovadora para o Crescimento na Nova Era”, o Núcleo de Estudos Brasil-China da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), o Centro de Economia Mundial (FGV CEM) e a Academia de Estudos sobre a China Contemporânea o Mundo (ACCWS) realizaram o “Seminário BRICS sobre Governança 2019”.
O evento contou com participação de especialistas e representantes dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e discutiu temas como “economia digital e crescimento impulsionado pela inovação”; “defesa do multilateralismo e abertura para um futuro melhor” e “desenvolvimento centrado nas pessoas e na cooperação internacional por um mundo melhor”.
“Há desafios dentro do próprio BRICS a serem enfrentados tais como o comércio intra-BRICS onde a China ainda exerce uma preponderância significativa no comércio bilateral com cada um dos países do bloco. E há também muitas oportunidades diante, sobretudo, das possibilidades geradas pelas novas tecnologias e pela ampliação do intercâmbio entre os povos dos países BRICS. Neste quesito, são muito bem-vindos os diversos fóruns que se realizam nos meses anteriores à própria Cúpula, tais como este Seminário de Governança, bem como o BRICS Legal Forum que se realizou no Rio algumas semanas atrás”, destaca o coordenador do Núcleo Brasil-China, professor Evandro Carvalho.
Além do professor Evandro, o evento contou com a participação do Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz; do Subchefe do Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China, Liang Yanshun; e do Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang. Também participaram do seminário o diretor Internacional da FGV, professor Bianor Cavalcanti; o diretor da FGV Direito Rio, professor Sérgio Guerra, e o presidente do Comitê de Cooperação Empresarial (FGV CCE), João de Luca.
Este seminário sucede o 2nd BRICS Seminar on Governance 2018, realizado em Johanesburgo (Áffrica do Sul). A edição brasileira do evento possibilitou a ampliação da participação de think tanks e universidades brasileiras nesta rede de cooperação.
O evento foi realizado em 28 de outubro e antecedeu a Cúpula dos BRICS, que reuniu os presidentes dos cinco países que compõem o bloco nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília. O professor Evandro Carvalho fez uma análise desse encontro, publicado no site.