FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VI RIO TANGO FESTIVAL 2010


O primeiro dia de festas e bailes foi repleto de atrações culturais, e o lugar de abertura, a famosa Casa do Minho no Cosme Velho-RJ, foi a perfeita anfitriã do evento.
O mestre de cerimónias, o sr. Américo Del Rio, apresentou com maestria a cantora de tango argentina Luciana Panaino, o casal de dança de salão carioca, o grupo argentino de dança folclórica, dentre outras magníficas atrações.

Luciana Panaino
Na dança o mais importante e a comunicação do corpo, o toque harmónico, a sensibilidade na companhia do movimento a dois. É facilmente observado até por leigos os casais que respondem mecânicamente a música.Poucos encontram a chama e a sensualidade na dança e se dedicam com paixão.

Casal Luis Florião  


Os casais se revezavam em gestos e encontros que lembram um ritual de cortejo, no calor da noite. A idade é desprezada em favor da aceitação do outro como seu par, e há uma condução natural, mágica que ignora a cronologia do casal.

Grupo Folclórico Argentino
Antigos dançarinos amadores e profissionais revezam-se em histórias e dança. Figuras tarimbadas, alegorias latinas, tudo faz parte da magia deste universo em que se encontram em torno de uma motivação comum, a música, a dança, o tango.

Como em todo baile de salão, há regras no ar, mas aparentemente existem diferenças no referente ao tango. Mulher não dança com mulher, nem homem com homem; os cavalheiros procuram convidar as damas, com olhares e sutis movimentos gestuais; não se interrompem tango e as letras são tão importantes quanto a música.

Por mais que haja uma negação, parece que sempre existirá o desencontro pessoal e o clamor de pessoas solitárias a procura de aceitação e de companhia. Neste grupo não é diferente, pessoas solitárias que quase desesperadamente anseiam por alguém.

O Rio de Janeiro é uma metrópole, mas é incrível as conscidências de encontro de pessoas. Fica difícil não transparecer o que é, o que procura, e não há máscara  que resista ao tempo e aos fatos que se acumulam em torno dos olhos.


O baile foi um sucesso e o primeiro dia foi repleto de alegrias expressas pela convivência de um grupo que luta para estar junto em nome do amor a cultura do tango. que venha o segundo dia de festas e apresentações.