O Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional (CIER – Bracier) promove em 28 de outubro o curso “Nova metodologia de aversão a risco (CVaR) nos modelos de formação do PLD”. A capacitação, que é voltada a todos que atuam no setor elétrico, será realizada no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas por meio do site da instituição.
O treinamento abordará temas como os conceitos básicos de otimização estocástica, os modelos computacionais Newave e Decomp e as consequências da adoção da metodologia Conditional Value-at-Risk (CVaR) na formação dos preços.
Durante o curso, será feito o detalhamento do processo de planejamento da operação energética, que envolve a definição de objetivos e a divisão de problemas em etapas de médio prazo, curto prazo e operação diária.
Para obter mais informações, consulte o site da Bracier ou entre em contato por telefone (21) 2514-5890 ou e-mail (secretaria@bracier.org.br).
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) é integrante do Comitê Brasileiro da CIER – Bracier, entidade não governamental e sem fins lucrativos, que congrega atualmente 41 empresas/entidades do setor elétrico nacional.
Metodologia CVaR
Desde o início de setembro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE tem calculado o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD usando a nova metodologia Conditional Value-at-Risk (CVaR), que internaliza nos modelos computacionais de cálculo a aversão a risco considerados pelo Operador Nacional do Sistema – ONS na programação do despacho de termelétricas.