FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lançamento da Revista FACTA 2


No dia 07 de novembro, quinta-feira, Belo Horizonte ganhará a segunda edição da Revista de Arte FACTA, que tem como inspiração editorial as publicações alternativas e independentes da década de 60 que veiculavam o que havia de mais importante e instigante no cenário artístico brasileiro da época – como a Revista Invenção e a Revista de Antropofagia. Em sua segunda edição, a Facta busca reafirmar seu caráter ensaístico, experimental, livre, colaborativo e provocativo, fazendo com que o ponto de convergência seja a criatividade e a exposição de tendências e pensamentos úteis a reflexão artística.

Com o título "Acúmulo, Ação Criativa", o enfoque deste número está na temática Colecionismo - prática de acúmulo de objetos realizada tanto por artistas que os utilizam em série em seus trabalhos quanto pelo "cidadão comum". Busca-se explorar as diversas facetas interessantes desta prática e suas possíveis consequências no cotidiano das pessoas, podendo os objetos ser transformados em obras de arte e design ou, no extremo oposto, tornar-se uma patologia.

A concepção e edição são do artista visual e designer Fred Paulino, que juntamente com Lucas Mafra e Paulo Henrique Pessoa (Ganso) forma o Coletivo Gambiologia – que juntos optaram pela abordagem do Colecionismo por relacionar-se diretamente com o trabalho do grupo. Além da admiração no resgate objetos antigos devido a sua estética ou peculiaridades funcionais, o trio de artistas garimpa feiras de segunda mão, brechós, ferros velhos etc, em busca de objetos velhos/antigos para uso em seus trabalhos, ressignificando-os e dando-lhes novas utilidades. Essa reutilização criativa busca consolidar práticas pertinentes à contemporaneidade, como a sustentabilidade e a diminuição da obsolescência programada imposta pela indústria capitalista.


07 de novembro de 2013
Quinta-feira a partir das 18h
Local: Quixote Livraria e Café
Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi – BH