Em sua segunda edição, a Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP) busca ser um grande espaço de visibilidade e discussão para novas e inovadoras práticas de gestão da saúde no país. Por acreditar na importância desse debate e na amplificação dessas experiências, a Abrasco é uma das entidades patrocinadoras e contará com diversos representantes.
Com cinco eixos temáticos, o evento será realizado de 2 a 6 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A sede da OPAS receberá o I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais de Saúde como atividade pré-evento, cujo o objetivo é promover a troca de concepções e de trajetórias da construção dos sistemas de saúde de diversos países. Estarão presentes representantes de ministérios e escolas de saúde e de administração públicas de Argentina, Bolívia, Canadá, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Tailândia.
O professor Luis Eugenio de Souza (UFBA), presidente da Abrasco, estará na mesa de abertura e na coordenação da mesa temática sobre financiamento da saúde. Durante a II EXPOGEP, ele também está na mesa-redonda sobre governança e regionalização e no simpósio ‘Avanços, desafios e perspectivas da articulação interfederativa no novo ciclo da gestão do SUS.’
A professora Maria Fátima Sousa (UnB), vice-presidente da entidade, é outra integrante da diretoria presente nas atividades. Além de participar do fórum sobre cobertura e sistemas de saúde, ela é e uma das organizadoras de outro seminário internacional - 'A formação e remuneração dos profissionais de atenção primária em saúde'.
Representantes de Grupos Temáticos da Associação também estarão em mesas-redondas e seminários, como o GT Monitoramento e Avaliação de Programas e Políticas de Saúde, com a presença dos pesquisadores Edson Mamoru Tamaki (UFMS) e Maria Cristina Calvo (UFSC) numa das sessões do seminário de Governança e Regionalização, e do GT Informações em Saúde e População, que contará com a pesquisadora Ilara Sozzi de Moraes (ENSP/Fiocruz) na mesa-redonda do eixo e-Saúde e Informação.