FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 12 de março de 2014

Museu de Astronomia vai às praias de Niterói



Nos dias 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de março, 05 e 06 de abril (sábados e domingos), das 10h às 17h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI) vai levar às praias de Niterói atividades de divulgação da ciência. Tudo gratuito!

Dias de sol, mar, praia e altas temperaturas! Que tal aproveitar esse momento de diversão e descontração para aprender ciência brincando? Essa é a proposta do MAST para o final deste verão de 2014! Nos próximos fins de semana, o MAST irá agitar as praias de Icaraí, Piratininga, Itaipu e Charitas, em Niterói com a 6ª edição do Museu vai à Praia. E todas as atividades são gratuitas.

Nos dias 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de março, 05 e 06 de abril (sábados e domingos), das 10h às 17h, os banhistas que estiverem nas praias de Niterói, poderão observar o Sol, de forma segura, através de filtros, de projetores ou de telescópios. Enquanto se divertem com suas famílias e amigos, poderão compreender como as ondas do mar são formadas e por que elas quebram ao chegar perto da areia.

A tradicional oficina “Brincando com a Ciência” apresentará nas areias das praias de Niterói temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas irão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

Vários experimentos de ilusão de óptica irão explicar as curiosidades das tonalidades de cores, os efeitos de imagem nos espelhos e o desenvolvimento de filmes de animação. Um modelo interativo mostrará como a incidência solar determina as estações do ano nos trópicos e nas demais áreas do globo terrestre. Dessa forma, os banhistas poderão compreender por que faz tanto calor no Rio de Janeiro.

O Museu de Astronomia aproveita o momento para tratar de um assunto muito discutido ultimamente: a sustentabilidade. Durante o evento, os mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. É uma oportunidade de mostrar às pessoas que é possível que elas próprias gerem energia em suas casas, bastando um pouco de criatividade e interesse.

Uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, irá converter a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador. Um conjunto de espelhos irá convergir a luz solar para um ponto central e possibilitará estourar os milhos para que todos possam comer uma deliciosa pipoca feita com energia natural. Um aparato, construído com calha, madeira, cano de esgoto, rolamentos e motor gerador de energia, será capaz de acionar um rádio a pilha e uma lanterna.

Programação

15 e 16 de março de 2014
Praia de Icaraí

Endereço: Avenida Jorn Alberto Francisco Torres, Icaraí, Niterói (RJ).

22 e 23 de março
Praia de Piratininga

Endereço: Rua Prof. Manoel José Ferreira, Piratiniga, Niterói (RJ).

29 e 30 de março
Praia de Itaipu

Endereço: Praia de Itaipu, São Lourenço, Niterói (RJ).

05 e 06 de abril
Praia de Charitas

Endereço: Av. Prefeito Silvio Picanço, entre os quiosques 13 e 12