FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Espaço do Conhecimento UFMG na Virada Cultural 2014

Exibindo Espaço do Conhecimento UFMG - foto de Pedro Furtado.jpg



Nos dias 30 e 31 de agosto, as ruas e espaços culturais de Belo Horizonte serão tomadas pela 2ª Virada Cultural. O evento reúne mais de 400 atrações, incluindo música, exposições e performances. No sábado, o Espaço do Conhecimento terá seu funcionamento estendido e estará aberto a visitações das 10h às 21h. E, além disso, entre as 18h do dia 30 e a 1h do dia 31, o público poderá apreciar os trabalhos audiovisuais exibidos na fachada digital do museu. No domingo, o Espaço do Conhecimento segue com seu funcionamento normal, das 10h às 17h.

Para o Diretor Científico Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, René Lommez Gomes, o fato de o museu ter sua programação estendida no sábado, dia 30, proporciona uma ótima oportunidade para que o público visite as exposições no período da noite e ainda tenha acesso à observação do céu no Terraço Astronômico, que funciona normalmente às quintas-feiras. “Como, na ocasião da Virada Cultural, ficaremos abertos a visitações uma noite a mais na semana, podemos atender melhor à intensa procura que temos pelas atividades ligadas à astronomia,” diz.

Leonardo Marques Soares, do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, destaca que, do dia 30 para o dia 31, Marte, Saturno e a Lua estarão mais visíveis. “Eles estarão aparentemente próximos um do outro, nas constelações de Libra e Virgem, porém a aproximação máxima da Lua desses planetas será na noite do dia 31”, explica, chamando a atenção para a oportunidade de observação dos fenômenos a partir do Terraço. Outra atividade recomendada pelo astrônomo são as sessões comentadas no Planetário. Entre elas está a “Astronomia Indígena”, que retrata o mapeamento do céu e dos astros segundo a cultura tupi-guarani, abordando as narrativas que envolvem o Sol, a Lua, os pontos cardeais, mudanças nas estações, o eclipse lunar e as constelações denominadas pelos tupis como Ema, Homem Velho, Veado e da Anta.

Programação do Espaço do Conhecimento na Virada Cultural

Exposição Demasiado Humano - A aventura do conhecimento humano
A questão básica sobre a busca do conhecimento e a compreensão do universo é o ponto de partida da exposição Demasiado Humano, que ocupa quatro andares do Espaço do Conhecimento UFMG. O trabalho é resultado de pesquisas realizadas na UFMG em diferentes áreas do conhecimento – astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia e envolve uma equipe de 30 pesquisadores da Universidade, além de profissionais de diversas áreas.

Informações:
Sábado, das 10h as 21h
Domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita
 
Na Escala
O “visível mediado e o invisível imaginado” estão presentes na exposição Na Escala, do Espaço do Conhecimento UFMG. Inaugurada em 12 de fevereiro de 2014, a mostra reúne uma série de imagens que apresentam a relação de escala entre macro e micro objetos através de várias possibilidades de representações, como fotografias, ilustrações, imagens extraídas de telescópios, microscópios, sensores e muita imaginação. “Alguns elementos não podem ser vistos de fato, então temos representações esquemáticas, como no caso do átomo, por exemplo”, explica o professor Bernardo Jefferson, um dos responsáveis pela concepção da exposição.
As imagens, estrategicamente situadas na escadaria que liga os cinco andares do museu, abordam a relação do homem com as dimensões entre objetos e estruturas, e estabelece uma conexão com a exposição principal “Demasiado Humano”, cujo tema também está relacionado ao conhecimento e suas representações.

Informações
Escadaria do Espaço do Conhecimento UFMG
Sábado, das 10h às 21h
Domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita

Fachada Digital
A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, que transforma o edifício em uma grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Esses painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.
Informações
Sábado, 30/8, a partir das 18h, até a 1h do dia 31/8

Planetário
O Planetário do Espaço do Conhecimento exibe filmes ligados à astronomia, com programação voltada para crianças e adultos. Em ocasiões especiais, oferece também sessões com projeções astronômicas, guiadas por professores especializados. Instalado no quinto andar, com cadeiras reclináveis e sala climatizada, o planetário tem capacidade para 65 pessoas e funciona em sessões regulares, ao longo de todo o dia.

 Informações
Sábado, das 13h às 20h
Domingo, das 13h às 17h
Entrada: Inteira R$ 6,00 / Meia R$ 3,00
* Consulte a programação e a política de gratuidade no site

 Terraço Astronômico
Aberto à visitação de maio a outubro, o quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma experiência completa de observação astronômica, com o acompanhamento de especialistas. O observatório possui um teto retrátil que permite a observação celeste por meio da utilização de telescópios.
As sessões são apresentadas e comentadas pela equipe de Astronomia do Espaço do Conhecimento. As observações também podem ser feitas a olho nu, de acordo com a
programação. Ocasionalmente, o terraço também é utilizado para cursos e observação de eventos especiais.

Informações
Sábado, das 19h às 21h
Entrada gratuita

Stellarium
Com o objetivo de auxiliar os visitantes a compreenderem melhor o movimento as estrelas, o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG utiliza dois softwares gratuitos, Stellarium e Celestia. O primeiro simula a visualização dos astros a partir da perspectiva da Terra; já o segundo cria a sensação de proximidade com outros mundos. ”É como se estivéssemos lá, vendo um buraco negro engolindo a matéria de uma estrela ou planetas que orbitam outros sistemas, os chamados exoplanetas”, explica o astrônomo e professor de física Leonardo Marques Soares. As ferramentas são simples e os visitantes contam com a ajuda de monitores pra as simulações.

Informações
Sábado, das 19h às 21h

Jogos do Conhecimento
Diversão e desafios postos à mesa. A atividade aproxima o público de brincadeiras que fazem parte de diferentes tradições culturais, instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos.

Informações
2° andar do Espaço do Conhecimento UFMG
Sábado, das 14h às 21h
Entrada gratuita

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM e a UFMG e conta com o apoio da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG.

Serviço:
Espaço do Conhecimento UFMG na 2ª Virada Cultural BH
Datas: 30 de agosto, das 10h às 21h, e 31 de agosto, das 10h às 17h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br
Informações para a Imprensa: (31) 3409-8366